VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]4 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 11:08:14 05/07/04 Fri
Author: Lillian, Rafaela, Rui, Silmara
Subject: Tarefa 06 - Grupo 3 Português

Tarefa 06 grupo 3 português

Participantes: Lillian, Rafaela, Rui e Silmara

Como fica a gramática no ensino comunicativo de línguas?

Acreditamos que o ensino da gramática não deve ser limitado ao nível da estrutura ou forma, assim como não acreditamos que ser comunicativo é abster-se do ensino da gramática.
No ensino comunicativo, a gramática tem espaço reservado, desde que seja vinculada a situações reais de uso, em que o aluno reflita e saiba o porquê daquela forma utilizada por ele.
Em contato com livros didáticos, tanto os utilizando como aprendizes ou como futuros professores, pudemos perceber que um livro nunca é apenas comunicativo, ou estruturalista, ou de qualquer outra abordagem. Há sempre uma mistura dos métodos para uma melhor abordagem do método pretendido. Dessa forma, a gramática no ensino comunicativo de línguas tem sempre um apoio em sua parte estrutural, utilizando-a de maneira adequada e como pretendido para capacitar o aprendiz a usar a língua de forma significativa, ou seja, segundo Paiva e Figueiredo, fazendo com que os alunos produzam a língua e a usem de forma contextualizada. O ensino comunicativo não trabalha a estrutura por si só, ela vem sempre aliada a um contexto, a um significado. Não há forma sem significado no ensino comunicativo.
As propostas presentes no material didático utilizado nessa forma de ensino analisada buscam sempre colocar os alunos em contato com situações reais, com o objetivo de proporcionar uma ampla interação entre eles, tornando assim o ensino da gramática mais significativo do que seu ensino isolado sem conexão com produção de sentido o que não ajuda os aprendizes a atingirem seus objetivos.
No estudo da Língua Portuguesa Brasileira direcionada a estudantes brasileiros, pode-se perceber no livro do autor Rocha (2002) “Gramática nunca mais” que é possível aprender a norma culta da língua sem um estudo direcionado somente à gramática. O autor no livro sugere o uso de metodologias em que ocorre o concílio do ensino da língua com situações de uso diário da língua pelo aluno. A partir daí podemos perceber que o estudo da língua portuguesa, tanto direcionado ao aprendiz brasileiro, como direcionado ao aprendiz estrangeiro, deve garantir ao aluno o domínio da língua culta padrão mas também dar a ele total liberdade de expressão lingüística. A abordagem de temas de interesse dos alunos e o alcance de interatividade entre eles são exemplos de formas de buscar um ensino comunicativo.
Portanto, identificamos essa forma de ensino como a forma mais adequada até então para o estudo da língua estrangeira, pois devemos conceber o ensino de línguas como ensino de conhecimentos lingüísticos e não subdividi-lo em subáreas em que se ensina leitura, produção de textos e análise lingüística de forma desarticulada.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Replies:

[> Re: Tarefa 06 - Grupo 3 Português -- Vera, 20:07:44 05/07/04 Fri [1]

Que livros vocês avaliaram? Vocês leram os dois textos recomendados?

Vera


[ Edit | View ]

[> Re: Tarefa 06 - Grupo 3 Português -- Carolina Ribeiro, 11:41:45 05/10/04 Mon [1]

Creio que falar sobre o ensino de PLE no Brasil é um pouco difícil e talvez por isso vcs não tenham analisado nenhum livro. Quando morei no Uruguai dei aulas de PLE com um livro que se chamava Avenida Brasil. Pelo que me lembro era um livro até interessante, pelo menos na época, era o que mais atendia às expectativas do curso:ensinar Português de uma maneira mais próxima à realidade e fazê-lo bem. Acho que no Cenex tem este livro. Por que vcs não dão uma olhadinha lá?
Um abraco
Carolina

Tarefa 06 grupo 3 português
>
>Participantes: Lillian, Rafaela, Rui e Silmara
>
>Como fica a gramática no ensino comunicativo de
>línguas?
>
>Acreditamos que o ensino da gramática não deve ser
>limitado ao nível da estrutura ou forma, assim como
>não acreditamos que ser comunicativo é abster-se do
>ensino da gramática.
>No ensino comunicativo, a gramática tem espaço
>reservado, desde que seja vinculada a situações reais
>de uso, em que o aluno reflita e saiba o porquê
>daquela forma utilizada por ele.
>Em contato com livros didáticos, tanto os utilizando
>como aprendizes ou como futuros professores, pudemos
>perceber que um livro nunca é apenas comunicativo, ou
>estruturalista, ou de qualquer outra abordagem. Há
>sempre uma mistura dos métodos para uma melhor
>abordagem do método pretendido. Dessa forma, a
>gramática no ensino comunicativo de línguas tem sempre
>um apoio em sua parte estrutural, utilizando-a de
>maneira adequada e como pretendido para capacitar o
>aprendiz a usar a língua de forma significativa, ou
>seja, segundo Paiva e Figueiredo, fazendo com que os
>alunos produzam a língua e a usem de forma
>contextualizada. O ensino comunicativo não trabalha a
>estrutura por si só, ela vem sempre aliada a um
>contexto, a um significado. Não há forma sem
>significado no ensino comunicativo.
>As propostas presentes no material didático utilizado
>nessa forma de ensino analisada buscam sempre colocar
>os alunos em contato com situações reais, com o
>objetivo de proporcionar uma ampla interação entre
>eles, tornando assim o ensino da gramática mais
>significativo do que seu ensino isolado sem conexão
>com produção de sentido o que não ajuda os aprendizes
>a atingirem seus objetivos.
>No estudo da Língua Portuguesa Brasileira direcionada
>a estudantes brasileiros, pode-se perceber no livro do
>autor Rocha (2002) “Gramática nunca mais” que é
>possível aprender a norma culta da língua sem um
>estudo direcionado somente à gramática. O autor no
>livro sugere o uso de metodologias em que ocorre o
>concílio do ensino da língua com situações de uso
>diário da língua pelo aluno. A partir daí podemos
>perceber que o estudo da língua portuguesa, tanto
>direcionado ao aprendiz brasileiro, como direcionado
>ao aprendiz estrangeiro, deve garantir ao aluno o
>domínio da língua culta padrão mas também dar a ele
>total liberdade de expressão lingüística. A abordagem
>de temas de interesse dos alunos e o alcance de
>interatividade entre eles são exemplos de formas de
>buscar um ensino comunicativo.
>Portanto, identificamos essa forma de ensino como a
>forma mais adequada até então para o estudo da língua
>estrangeira, pois devemos conceber o ensino de línguas
>como ensino de conhecimentos lingüísticos e não
>subdividi-lo em subáreas em que se ensina leitura,
>produção de textos e análise lingüística de forma
>desarticulada.


[ Edit | View ]

[> [> Re: Tarefa 06 - Grupo 3 Português -- Rafaela, 15:50:51 05/10/04 Mon [1]

Cada um do grupo analisou um livro, só nao colocamos bibliografia. Já estou providenciando isso para incluir aqui.

Desculpem-nos.

Rafaela


[ Edit | View ]

[> [> [> Re: Tarefa 06 - Grupo 3 Português -- Vera, 15:41:58 05/11/04 Tue [1]

Onde estão essas análises?

Vera


[ Edit | View ]



[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.