VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 19:07:47 07/06/04 Tue
Author: Ana Carolina e Vânia
Subject: TAREFA 14: GRUPO 02, PORTUGUÊS

AVALIAÇÃO
A prova analisada se trata da segunda avaliação de um certo curso de Português para Estrangeiro, de nível avançado, no valor total de 15 pontos. Este segue o método comunicativo.
A prova foi muito bem elaborada, contendo textos interessantes, como uma crônica de Rubem Braga, “A casa”, contida no livro “Ai de ti, Copacabana”, a letra de uma música de Zé Rodrix, “Casa de Campo” e um texto de Marina Colassanti “Apoiando-se no espaço vazio”. Podendo, porém por causa do vocabulário e do elevado número de questões subjetivas (trata-se de uma prova, quase toda, aberta) despender muito tempo para sua aplicação e correção. E provavelmente levou o mesmo, ou mais tempo, para ser elaborada demonstrando a preocupação do professor em aplicar uma boa avaliação no aluno, de forma comunicativa e reflexiva.
Essa preocupação aparece até mesmo no fato de selecionar um texto para compreensão auditiva de caráter socio-cultural, sob o nome Sindicato pela Criança.
Deve-se observar que há várias questões de interpretação de texto, muito diferente das provas comuns de língua estrangeira.
O professor dá enfoque a interpretação de texto, ao o que o aluno assimilou deste, assemelhando a provas de língua portuguesa do ensino fundamental, porque apesar de ter um bom conteúdo não faz o aluno refletir muito, há questões de respostas objetivas, não reflexivas que as repostas são identificadas rapidamente, como: “8. No texto “A Casa” há apenas um caso de pronome complemento. Transcreva-o e explique o porquê de sua posição em relação ao verbo”, um claro exercício de foco na forma. Porém, em contra ponto, há várias perguntas que valoriza a opinião do aluno, apresentando traços de autonomia, como: “3. Você concorda com a idéia de que “casa é o lugar para andar nu de corpo e de alma, e sítio para falar sozinho”? Por quê?”.
A questão voltada para a redação também é interessante, acreditamos ser até mesmo o ponto alto da prova, o professor propôs o seguinte “5. Imagine que você é um corretor de imóveis. Escreva um texto mostrando como você convenceria o narrador a comprar uma “belíssima” casa moderna. (Lembre-se: é o final do mês, suas contas estão vencendo e o dinheiro da comissão é fundamental para você)” e a seguir o texto “Casa de Campo” é apresentado para ajudar na elaboração.
O interessante é o fato do professor criar um ambiente, um contexto real para o aluno escrever seu texto, não o deixando inseguro, sem apoio, acreditamos que o texto auxiliar era dispensável, mas mesmo assim é uma tarefa bem criativa.
Tendo por base o texto de LOPES (2000) observa-se a presença das seguintes questões que precisam ser revistas, a clássica questão de completar, onde “há uma testagem de itens isolados da língua principalmente regras gramaticais”, trata-se da questão de número 09 sob a seguinte ordem “leia o texto a seguir” e “a. utilize o pronome oblíquo LHE conforme as regras de colocação” “Durante mais de vinte anos partilhou a cama com sua esposa chinesa. E embora Ching-Ping-Mei não ______ tivesse _____ dado filhos sabia o quanto ela os desejara. Várias vezes ao longo daquele tempo, ____ dissera ____ ter estado grávida, perdendo a criança em lamentáveis acidentes”, como pode-se perceber “esse tipo de testagem é característico da abordagem estrutural, que tem seu foco no conhecimento de estruturas e formas, e não na abordagem comunicativa”.
O mesmo ocorre na questão de número 07 “observe as palavras destacadas no texto. Quais delas deveriam receber acento gráfico? (…) acentue-as quando necessário” as palavras são as seguintes “jardins”, “você “ficara” com a sala ampla e cheia de luz”, “trancas”, “A” mocidade, “inviolavel”, “sitio”.
Dessa forma é importante ressaltar que ter competência lingüística para completar ou compor sentenças corretamente não significa ter capacidade para usa-las para fins de comunicação. Além disso, essas questões não dão oportunidades para que o aprendiz use a língua criativamente, isto é, que tenha independência comunicativa.
Essas mesmas questões apresentam problemas com relação aos meios de avaliação que são diretamente quantitativos, revelando somente o número de respostas corretas ou incorretas. Morrow, por outro lado, diz que os testes comunicativos devem ser elaborados para revelar não apenas o número de itens que são respondidos corretamente, mas para revelar a quantidade do desempenho de língua de aprendiz. Assim, percebe-se que isso não ocorre nas questões 09 onde há o total de dez espaços em branco e a questão vale 1,5, assim como a questão 07 tem o valor total de 1,5 para 6 palavras, acredito que essas questões poderiam ter sido retiradas da prova não sendo necessária na mesma.
O professor poderia, talvez, ter induzido o aluno a escrever de uma forma que precisa-se usar os pronomes oblíquos e quem sabe uma questão onde o professor pedi-se diretamente ao aluno algumas palavras do texto onde ele via problema do acentuação e por quê.
Não podemos deixar de dizer que ao colher a prova, o professor deixou claro que as de níveis inferiores eram menos comunicativas, não por não admirar, não aprovar ou não adotar o método comunicativo, mas porque o professor após tentativas, percebeu que tarefas comunicativas são muito difíceis de serem compreendidas por alunos orientais. Dessa forma o professor prefere ambientar os alunos ao com o método estruturalista para depois adotar o comunicativo. Por esse motivo o professor preferiu não nos fornecer uma prova de nível básico, segundo as palavras deste iríamos achar inúmeros problemas em relação ao método comunicativo e, talvez, iríamos sair falando mal da metodologia adotada pelo curso.
Acreditamos que a questão alunos orientais vs. método comunicativo é um assunto que possa e deva ser estudado.

BIBLIOGRAFIA:

ALMEIDA FILHO, J.C.P. Dimensões comunicativas do ensino de línguas. Campinas: Pontes, 1993. (cap. VIII, p. 67-75).

LOPES, C. R. Avaliação comunicativa de línguas: uma análise de testes escritos. IN: MELLO, H.A.B. e DALACORTE, M.C.F. A sala de aula de língua estrangeira. Goiânia: Editora UFG, 2000. p.111-122

SCARAMUCCI, Matilde V. Ricardi. Avaliação de rendimento no ensino aprendizagem de português língua estrangeira. In: ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de (org). Parâmetros atuais para o ensino de português língua estrangeira. Campinas, SP: Pontes, 1997. p. 75 a 88.

TUSSI, R. C. Avaliação, estilos e aprendizagem em língua estrangeira. In: STURN, L & ARAÚJO, D.D. Século XXI: um novo olhar sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2002. p. 19 a 49

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Replies:

[> Re: TAREFA 14: GRUPO 02, PORTUGUÊS -- Vera, 18:43:45 07/14/04 Wed [1]

Que bom que vocês encontraramuma boa prova. Realmente, os asiáticos ficam pouco confortáveis com a abordagem comunicativa.

Vera

[ Post a Reply to This Message ]
[ Edit | View ]



Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.