VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123[4] ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 17:18:57 04/18/04 Sun
Author: Ricardo
Subject: Tarefa 2

Ricardo Caetano Lima – atividade 2

Após a leitura dos relatos de aprendizado de um língua estrangeira, podemos constatar alguns pontos em comum que estão presentes na maioria das experiências. A primeiro se refere a diferença presente entre o ensino de língua estrangeira em escolas regulares e o ensino ministrado em escolas livres. Geralmente o ensino nas escolas regulares se dá de uma forma mais mecânica, com privilegio para a leitura e para a escrita em detrimento as atividades orais. A falta de criatividade dos professores e a precariedade do material didático também são alguns pontos relevantes relatados por alguns colegas. Podemos dizer que, como conseqüência, os alunos tem poucas atividades interativas que os permita a falar o idioma estudado, o que os deixa extremamente inibidos quando precisam fazer uso oral da língua. Por outro lado, as escolas de curso livre são citadas como o melhor lugar para aprender um idioma. Elas, além de fornecem um ambiente favorável que estimula o aprendizado, promovem verdadeiras atividades interativas criando oportunidades para a prática do idioma. Portanto, é nos cursos livres, pelo menos na maioria das vezes, que o aluno poderá exercitar as quatro habilidades essenciais para a assimilação de um novo idioma. Um outro ponto presente nos relatos está relacionado com o papel do professor. Este pode exercer uma influencia tanto positiva quanto negativa em seus alunos. Portanto, o professor deve pensar muito bem sobre sua postura em sala de aula, de modo a estar sempre estimulado seus alunos a buscarem o conhecimento e nunca desistirem perante os obstáculos presentes no processo do aprendizado. Ser criativo e trabalhar com várias recursos didáticos (música, filme, romances, poesias, etc.) é também um fator que colabora para deixar os alunos empolgados com a língua que está sendo aprendida, e, segundo os relatos, os professores que lançam mão destes recursos, são quase sempre bem sucedidos, pois criam aulas mais criativas e menos mecânicas. Por último, podemos citar a procura pelo curso de Letras, como forma de aperfeiçoar o conhecimento até então adquirido, um conhecimento não somente técnico, como também uma busca por melhores formas de transmitir conhecimento. Desta forma o curso de Letras serve tanto como uma formação profissionalizante, como também um espaço para a reflexão a respeito da profissão pois, ao debatermos sobre o professor e a sala de aula, estamos fazendo uma análise e uma avaliação do nosso papel na escola e na sociedade.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.