VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]4 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 11:40:20 09/28/04 Tue
Author: Junia Braga
Subject: Re: Why is autonomy desirable?
In reply to: Roseane 's message, "Re: Why is autonomy desirable?" on 09:08:07 09/28/04 Tue

Marlene, Rose e colegas,

> Concordo com as colegas no que diz respeito às dificuldades curriculares que enfrentamos no contexto de ensino e aprendizagem, mas não acho que isso seja previlégio de curso livre.Acho que as escolas particulares apresentam currículos mais rígidos e que mesmo sendo esse um fator que limita e desmotiva,não podemos desanimar.
Além disso, acho que a proposta de Crabbe (1993) é um convite à reflexão.Acho que quando preparamos uma ou mais tarefas, podemos observar se elas se enquadram no domínio público e no domínio particular, nos termos de Crabble (1993). Não acho que necessariamente isso vai tomar mais tempo em sala de aula e modificar o currículo ou atrasar nossos programas.
Falando ainda um pouquinho do texto de Crabbe ( 1993) acho muito interessante as colocaçãoes do autor porque ele olha os dois lados da moeda e não descarta nenhum deles. Os domínios propostos por ele contemplam tanto o ensino
( professor) quanto a aprendizagem ( aluno). O que temos que refletir é se as atividades que estamos elaborando podem auxiliar nossos alunos a assumir o controle da aprendizagem ou se essas atividades estão centradas nas necessidades do professor. Se essas atividades estiverem contemplando apenas um lado da moeda( a do professor), o desenvolvimento da autonomia dos nossos alunos vai ficar só no 'discurso', como tem acontecido com a abordagem comunicativa em várias instituiçoes, inclusive, em escolas de idiomas.
Grande abraço,
Junia

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Replies:


[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.