VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]4 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 20:38:34 10/17/04 Sun
Author: Micheline Marra de Lima
Subject: Elaboração de material didático pelo professor para contextos específicos

Colegas e professora Vera,

Aqui vai um segundo trecho do texto de Nicolaides e Fernandes do texto extra.

"Elaboração de material didático pelo professor para contextos específicos

Quando se tem como meta educacional a autonomia, é obvio que as diferenças individuais, as necessidades, as preferências e os estilos de aprendizagem devem ser, na medida do possível, respeitados.
Como ensina Nunan (1992, p.3), “devido a coações existentes na maioria dos contextos de aprendizagem, é impossível ensinar aos alunos tudo que eles necessitam”. O autor propõe, então, que os objetivos de ensino da língua-alvo se relacionem com o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem. São, pois, exemplos de objetivos: fornecer aos alunos estratégias eficientes e ajuda-los a identificar suas maneiras preferidas de aprendizagem; desenvolver nos aprendizes habilidades para negociar currículo, orientando-os a estabelecer seus próprios objetivos de forma realista, determinando tempo para sua realização e estimula-los à auto-avaliação.
Uma forma de tentar manter a presença de todos esses requisitos, ou pelo menos, da maior parte deles, é a consulta direta aos alunos. Nicolaides (1996), em sua dissertação de mestrado, na tentativa de garantir a participação dos alunos na elaboração e / ou seleção de materiais de ensino, bem como na preparação de aulas utilizadas em seu estudo, elaborou dois questionários aplicados no final do semestre anterior ao inicio das aulas.
O primeiro objetivava apresentar aos aprendizes funções para o desenvolvimento de uma competência limiar. Os alunos, em grupos de três ou quatro, discutiram e escolheram os itens lingüísticos que acreditavam lhes seriam mais úteis. O segundo questionário, aplicado individualmente, visava a traçar o perfil dos alunos. Esse documento permitiu a constatação de características relativas à maneira como passavam seu tempo livre, a hábitos de leitura e escritura e estimulo fornecido para a família para o aprendizado de LE, por exemplo.
O estudo concluiu que esse tipo de abordagem atinge o objetivo de engajar o aluno no processo de aprendizagem. No entanto, é curiosa a constatação, nessa mesma pesquisa, do fato de um dos participantes ter-se manifestado a favor da adoção do material didático pré-produzido. A sua falta gerava dificuldades para seus estudos, impedindo, inclusive a opção de estudar sozinho, uma vez que não conseguia organizar seu material suficientemente. “

Colegas, comentários, discussões?!?!

Abraço a todos. Boa semana.

Micheline

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Replies:


[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.