VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: [1]234 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 15:35:25 11/16/04 Tue
Author: Fabiano Leite
Subject: Semana 13

Autonomy and Complexity (Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva)

No início do artigo, um breve resumo é descrito de como a autonomia surgiu no cenário do ensino de línguas, desde o Método Direto e o Audiovisual, quando nem se cogitava em autonomia, até os anos 70, quando o conceito surgiu junto com a abordagem comunicativa.

A seguir várias definições de autonomia são comentadas, sob aspectos pedagógicos, sociais e filosóficos. O que fica bem ressaltado é que a autonomia é um processo bem complexo onde vários fatores interagem. A autora então apresenta sua própria definição de autonomia, englobando de forma bem abrangente todos os aspectos relevantes, inclusive aqueles que representam obstáculos ao desenvolvimento da autonomia, e faz uma distinção entre o aprendiz autônomo e o comunicador autônomo. Ela também acrescenta a autonomia no que se refere ao uso das mais modernas tecnologias, o que parece ter sido negligenciado pela maioria dos autores.

A complexidade da autonomia é determinada pelo seu dinamismo e pela sua imprevisibilidade. Trata-se de um processo não-linear, parte de outro sistema complexo, o de aquisição de segunda língua, pois é responsável pela característica de auto-organização desse. Uma comparação é feita entre o processo da autonomia e o da teoria do caos.

Em seguida, esses mesmos aspectos que tornam a autonomia um processo tão complexo são analisados, a começar pelo aprendiz. Em relação a ele, são muitas as variáveis que tornam o processo complexo, entre elas a motivação, a personalidade, a capacidade, a atitude e os esforços. No entanto, ser autônomo não é uma simples questão de ser responsável pelo próprio aprendizado, uma vez que, dependendo do contexto, não é fácil achar uma situação ideal para o desenvolvimento da autonomia. O professor também tem um papel fundamental nesse processo, uma vez que ele pode ajudá-lo, por exemplo, quando estimula os alunos a desenvolver autonomia como comunicadores; mas ao mesmo tempo ele pode inibir esse processo, quando, por exemplo, intimida demais os alunos, fazendo-os sentirem-se desconfortáveis. A simples exposição do aluno à língua também influencia muito, apesar de, por si só, não determinar o sucesso do aluno. Hoje em dia a quantidade de informação à qual se tem acesso, como a Internet e a TV a cabo, faz com que o aluno possa se desenvolver mais sozinho, compensando a falta da comunidade falante da língua inglesa. O contexto, tanto o micro quanto o macro, em que o aluno se encontra, contribuirá ou não com o desenvolvimento da autonomia, na medida em que esse aluno terá uma maior ou menor oportunidade de contato com a língua. Dentro desse contexto estão políticas educacionais, que podem estimular ou não a autonomia do aluno, assim como o currículo, regras acadêmicas e sistemas de avaliação. Finalmente, a tecnologia é uma grande ferramenta para o aumento da autonomia, principalmente quando é o próprio aprendiz que manipula os artefatos tecnológicos – Internet, DVD, etc. – de acordo com o seu interesse.

Na conclusão, os aspectos que tornam a autonomia tão complexa são resumidos, fazendo-se novamente uma comparação com a teoria do caos, principalmente quando esse caos torna-se capaz de se auto-organizar.

Na apresentação em Power Point, assim como no artigo da Professora Vera, vários conceitos de autonomia são apresentados, alguns deles saindo da esfera da sala de aula e falando sobre a autonomia do ser humano em geral. Em seguida teorias de aquisição são apresentadas, além das abordagens históricas de ensino, desde a Gramática e Tradução até a abordagem comunicativa. Isso é então relacionado com o desenvolvimento da autonomia. A autonomia é então descrita, assim como no artigo supra resumido, como um processo complexo, envolvendo diversas variáveis, relacionadas ao aprendiz, ao contexto, ao professor, aos materiais de ensino, e, enfim, à tecnologia.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.