VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: [1]234 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 06:58:05 11/21/04 Sun
Author: Luciana Laender
Subject: Resumo semana 14

Sheerin (1980) foca nesse texto a melhor maneira de montar um centro de estudo para que alunos possam ter facilidades na aprendizagem, utilizando o próprio acesso aos diversos materiais, jogos, livros, tarefas, etc. Dessa forma a autora apresenta maneiras de como preparar um “cantinho” na escola para que estas facilidades sejam alcançadas. Susan sugere utilizar parte da biblioteca, transformando parte dela em um lugar onde o aprendiz terá acesso ao material necessário para sua aprendizagem.
Esse lugar deve ser de fácil acesso aos aprendizes e o material fácil de ser manuseado e que satisfaça suas necessidades, que possam avaliar seus trabalhos ou achar uma outra forma de feedback.
A autora apresenta também alguns equipamentos necessários para montar essa sala entre eles, deve ser composta de: gravadores, computadores, estação de vídeo, laboratório de áudio e sugere também, uma distribuição deles num determinado espaço que nem sempre é possível na nossa realidade.
As facilidades de auto-acesso quanto mais especializadas melhor para que o aprendiz possa usufruir do material necessário com maior presteza e ao mesmo tempo facilitar a busca.
Sheerin sugere o trabalho do auto-acesso na sala de aula. Segundo ela: “This can be done by setting up semi-permanent activity corners...” (p.22) o que iria facilitar e muito a vida do aprendiz.
Um outro passo para alcançar o auto-acesso, segundo a autora, será a produção e planejamento do material onde fatores são distintos: critérios do planejamento (metas claramente definidas, instruções claras, apresentação atrativa do material, atividades interessantes, escolha de procedimento, feedback, material balanceado); planejamento para a aprendizagem (aprendizes podem fazer a própria correção); uso do material publicado (esse material pode combinar facilmente com o material escrito em casa); produzir o próprio material (podem ser produzidos pelo professor ou adaptado de acordo com as necessidades do aprendiz).
Outro passo importante é atingir o auto-acesso através da classificação dos materiais, a autora classifica em duas categorias básicas: o nível e foco principal, mas sugere também como útil os tipos de atividades que chamam a atenção do aprendiz tais como: ditados, jogos, etc.
A disposição e armazenamento do material são também um passo importante para facilitar o auto-acesso na aprendizagem. Finalmente Sheerin fala do “Staffing”, o pessoal que está envolvido no processo e onde os professores são os mais envolvidos. Ela lembra que há três áreas principais que envolvem esse processo: preparação do material e funcionamento do sistema, manter e adicionar o sistema, supervisionar e aconselhar e claro o envolvimento dos alunos nesse processo.

Atividade
Escolhi a atividade da página 139, o exercício 4:27 Describe and Arrange.
Pode ser utilizado por adolescentes, segundo a autora, mas acho que é uma das grandes dificuldades do aprendiz da língua inglesa, falar sobre localização. Na comunicação é de grande valia, e o uso de preposições pode ser também estudado nesse exercício e é outra grande dificuldade na aprendizagem da língua inglesa. Os alunos podem criar seus próprios ambientes, utilizando recortes de revistas e jornais e a criatividade pode ser infinita.
Ao ler o texto e as atividades propostas fiquei super empolgada para utiliza-las com meus alunos. Todas são importantes, claro cada um dentro do nível de alunos, mas, sobretudo adaptáveis e podem, outrossim, ser usadas para mexer com a criatividade e autonomia dos alunos.
Luciana Laender

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.