VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: [1]234 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 08:15:07 11/21/04 Sun
Author: Senhorinha Mônica
Subject: Resumo 14


Sheerin. S. Self-acess.Oxford: Oxford University Press, 1989.

Em seu texto Sheerin (1989) fala sobre a montagem de um centro de estudo com auto-acesso e o melhoramento de um centro já existente. Ela salienta que, inicialmente, a decisão mais importante seria a localização do centro, que pode ser uma seção da biblioteca, caso uma sala para este fim não seja disponível. Para ser auto-acesso esta seção deve fornecer materiais que sejam fáceis de ser encontrados pelos alunos e que atendam aos seus diferentes níveis de aprendizagem e necessidades. É necessário também que haja chave de respostas para que os alunos possam checar o desempenho e se avaliar. Uma lista de equipamentos técnicos para o centro é dada seguindo uma ordem de acordo com a sua importância : gravadores, AAC labs, computadores, estação de vídeo. É sugerido também um layout para o centro. Na falta de espaço e recursos para o centro, a autora sugere trabalhar na própria sala de aula, reservando espaços de atividades em cada canto da sala, tendo um espaço para listening e outro para leitura e jogos etc. Outra possibilidade é montar uma caixa de auto-acesso que poderia ser transportada para diferentes lugares.
Na questão do planejamento e produção de materiais a autora cita alguns fatores importantes como: a- critérios para planejamento (especificação clara dos objetivos, clareza do título, apresentação atrativa, atividade que vale a pena, procedimento de escolha, feedback e equilíbrio do material); b- planejamento para a aprendizagem( alunos têm acesso às respostas e corrigem seu próprio trabalho); c- uso de materiais publicados; d- produção do próprio material.
Quanto à classificação e acesso aos materiais a autora ressalta que seu princípio básico é fazê-lo simples, quanto mais simples o sistema mais fácil é o seu acesso. As categorias de classificação para EFL mais básicas e necessárias são o nível e o foco. Sendo o nível apropriado dos materiais a primeira exigência para os alunos trabalhando de forma autônoma. Quanto à questão do foco, ela sugere agrupar o material em espaços diferentes de acordo com o seu foco, tendo por exemplo material de vocabulário em um lugar, de listening em outro etc. Além do nível e do foco são citadas outras categorias de classificação: sub-categorias, tópicos e índices. Sheerin sugere também como armazenar e dispor os materiais de auto-acesso. E por último ela ressalta que a provisão de um espaço de auto-acesso envolve muito trabalho, principalmente de professores. São citadas as funções do pessoal que trabalha no auto-acesso: a- preparar o material e montar o sistema; b- manter e adicionar ao sistema; c- supervisionar e aconselhar; d- envolver os alunos.


Descrição de Atividade


A atividade de leitura sob o título de Introducing Sherlock Holmes (p.59) é simples, fácil de se usar autonomamente e não necessita de grandes recursos. É uma atividade de compreensão para o nível intermediário, indicada para adolescentes e adultos. Esta atividade tem como objetivo fazer o aluno ler e procurar as partes mais importantes do texto e também checar a compreensão. Há uma atividade de preparação que consiste em olhar o significado de algumas palavras no dicionário. A atividade consiste em um texto pequeno seguido de questões de marcar verdadeiro ou falso que vêm acompanhadas com a chave de resposta. Em seguida há um follow up para o aluno se avaliar. Há uma escala de pontos para o aluno saber se ele pode continuar a fazer exercícios daquele mesmo nível, se tem que procurar um nível mais baixo ou se pode avançar um nível. Há um segundo follow up sugerindo ao aluno a continuar a ler o resto da estória, caso ele se interesse por Sherlock Holmes.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.