VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]4 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 05:48:17 10/11/04 Mon
Author: MÔnica Soares de Araújo Guimaraes
Subject: Resumo semana 8

Resumo- semana 8- texto 1- Crenças e atitudes que marcam o desenvolvimento de autonomia no aprendizado de língua estrangeira- Christine Nicolaides e Vera Fernandes.

As autoras do artigo iniciam falando da grande preocupação de estudiosos no que se refere a autonomia do aprendiz. Elas mencionam que o foco na aprendizagem autonoma passa a ser dado no individuo e não no consumismo. Como o volume de informações para as pessoas passou a ser muito grande, criou-se a necessidade de desenvolvimento de novas habilidades para lidar com as mesmas. E também o aumento do número de alunos com necessidades variadas, fez aumentar a preocupação com uma aprendizagem que foca-se esses aspectos.
Nas novas abordagens, o foco sai do professor e passa ao aluno. Segundo Nicolaides e Fernandes, uma das formas de implementação do aprendizado autônomo é através do Self-Access Center. Com o intuito de pesquisar aprendizes que tiveram a oportunidade de desenvolver estudos num centro de auto-acesso, as autoras puderam detectar suas crenças em relação a este tipo de aula.
As autoras mostram as dificuldades ao criar o CALL.
Várias definições de autonomia foram apresentadas (Holec, Dickinson, Pennycook, Benson, Kenny e Littlewood).
Para as autoras o objetivo da educação deve ser de
" produzir indivíduos autonomos através da aprendizagem autonoma".
A metodologia usada pelas pesquisadoras para o desenvolvimento da autonomia dos aprendizes foi:
a) desenvolver as habilidades de compreensão oral e produção escrita através do uso de textos autênticos, fitas de audio;
b) o horário era estipulado de acordo com sua disponibilidade dentro dos horários oferecidos pelo centro:
c) haviam encontros semanais entre as pesquisadoras e os alunos bolsistas;
d) para os alunos aprendizes haviam horas de aconselhamento junto às pesquisadoras;
e) os aprendizes também faziam um teste de proficiência, além de fichas de avaliação das atividades que cada aluno recebia para observar seu desempenho .
As pesquisadoras, através da pesquisa, descobriram quatro crenças apresentadas pelos aprendizes:

1) eles sentiam a necessidade de estabelecer uma relação entre o que eles estavam estudando nas salas de aula com aquilo que era estudo no centro de auto-aprendizagem ( as pesquisadoras consideraram que nos estágios iniciais, é até importante que aconteça esta relação, mas a medida que o aprendiz se torna mais autonomo esta crença vá sendo eliminada;
2) os aprendizes ainda não perceberam a relevância do centro para o desenvolvimento de sua competência linguística;
3) muitos aprendizes ainda não tem consciencia de como melhor aproveitar o tempo no centro;
4) muitos alunos ainda sentem dificuldades em trabalhar com novas tecnologias para desenvolver sua habilidades linguisticas, principalmente os programas de multimidia.
Mesmo diante das dificuldades apresentadas, as pesquisadoras consideram muito importante esse tipo de preocupação dos professores em criar cada vez mais conições para que seus alunos possam se tornar cada vez mais independentes.

Texto 2- Dimitrios Thanasoulas.

O autor reforça a idéia de que estudos sobre autonomia vem ganhando força nas últimas décadas. E comunga da idéia das autoras anteriores quando diz que o foco sai do professor e passa a ser no aluno, sem contudo que este seja deixado de lado. O aluno passa a assumir responsabilidade por sua aprendizagem.
Segundo Thanasoulas o termo aprendizagem autonoma pode ser aplicado nas seguintes situações:
a) o aprendiz estuda inteiramente sozinho;
b) a autonomia é um conjunto de habilidades que podem ser aprendidas e aplicadas na aprendizagem auto-orientada;
c) é uma capacidade inata que é suprimida pela educação institucional:
d) é um exercicio da responsabilidade do aprendiz por sua própria aprendizagem;
e) é um direito dos aprendizes em determinar a direção de sua própria aprendizagem.
Várias definições de autonomia são citadas no texto, entretanto, em todas elas o aprendiz autonomo assume um papel no processo de aprendizagem, gerando idéias e buscando oportunidades para sua própria aprendizagem.
A aprendizagem é vista não como uma memorização de informações mas um processo cosntrutivo que envolve uma busca ativa para significar eventos.
O aprendiz autonomo é caracterizado como:
a) tendo "insights" no seu próprio estilo e estratégia de aprendizagem;
b) assume uma abordagem ativa na tarefa de aprendizagem;
c) se arrisca;
d) são bons em inferências;
e) se preocupam com a forma tanto quanto com o conteúdo da língua;
f) desenvolvem a língua alvo em sistemas separados de referência e revisam ou rejeitam hipóteses e regras que não são aplicáveis;
g) tem grande tolerância no processo de desenvolvimento da língua alvo.
Além do que foi mencionado acima, outros fatores precisam ser considerados para caracterizar um aprendiz autonomo ( motivação, necessidades do aprendiz, dentre outros).
O autor menciona três filosofias que de uma forma ou de outra tem relação com o desenvolvimento da autonomia.
a) Positivismo- seculo 20
o conhecimento reflete a realidade objetiva;
o conhecimento é transmitido de uma pessoa para outra;
classe tradicional.( o professor é o centro;
modelo de testar hipoteses.
b) Cosntrutivismo- os indivíduos tentam dar significado ou construir ideias e eventos aos quais eles estão ligados. Os individuos reconhecem e reconstroem sua experiencia.
O conhecimento só pode ser aprendido e não ensinado.
Dá suporte para a teoria da autonomia no que se refere à visão psicológica da autonomia QUE FALA DA MOTIVAÇÃO, comportamento atitudes e auto conceito.
c) Teoria crítica: como no construtivismo, compartilha a idéia de que o conhecimento é construido e não descoberto ou aprendido.
A autonomia do aprendiz assume um carater mais social e político.
Segundo o autor do artigo, cabe ao professor inicialmente, criar condições para que os alunos possam caminhar para a aprendizagem mais autonoma.
Ainda para este autor, o uso de estratégias de aprendizagem serão de grande importância para o estudo autonomo. Dentre estas estratégias ele menciona as cognitivas ( aquelas que operam diretamente na informação, manipulando-a de forma a ajudar na aprendizagem); metacognitivas (incluem todos os fatos que os aprendizes adquirem a respeito sobre o processo cognitivo, como eles são aplicados para obter conhecimento).
O sucesso na aprendizagem também depende de uma postura particular do aprendiz e seu desejo de aprender.
A auto-estima (avaliação que o aprendiz faz de si mesmo em relação a aprendizagem da língua alvo de um modo geral) também é um fator importante na aprendizagem. Se a auto-estima do aprendiz é alta, os comentários do professor não irão atraplhar sua aprendizagem.
Para Dimitrios, a autonomia pode ser promovida através de aitudes que irão ajudar no desenvolvimento da autonomia do aprendiz como o uso de diários, relatórios pessoais, folhas de avaliação.
Ao avaliar o que foi escrito e comentado pelos aprendizes, o professor pode criar uma comunicação persuasiva como uma forma de alterar as crenças e atitudes dos alunos. Através de uma argumentação fundamentada os alunos se sentem mais seguros e podem alterar as suas opiniões anteriores sobre determinado aspecto da sua aprendizagem.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.