VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]4 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 06:38:59 10/25/04 Mon
Author: Ana Laura dos Santos Marques
Subject: Resumo 10

Resumo 10
Rubin, J. Promoting increased learner self-management in language learning. (Unpublished manuscript)

Rubin, em seu artigo Promoting Icreased leaner self-management in language learning, discute o papel do aprendiz de língua auto-gerenciado como crucial para a promoção eficiente e efetiva do ensino e aprendizagem de línguas. Para isso, apresenta em seu trabalho as características de uma boa instrução auto-gerenciada (papel do professor), a questão de aprendizes adultos com características de auto-gerenciadores de seu ensino e aprendizagem, a medida do sucesso dessa forma de instrução a ser usada e os obstáculos que uma incorporação desse modelo irá enfrentar dentro do desenvolvimento do curriculum.

A definição de aprendiz auto-gerenciado refere-se à habilidade de desdobrar procedimentos, e acessar conhecimentos e crenças para alcançar objetivos de aprendizagem num ambiente dinamicamente em mudanças. As qualidades de aprendizes auto-gerenciados incluem consciência e habilidade para usar o conhecimento, crenças, motivação e processamento cognitivo de um modo flexível, em diferentes graus (o que pode ser um processo longo e complexo, ao mesmo tempo em que requer um grupo de habilidades e conhecimento). Rubin mostra que há diferenças entre autonomia (em que há um treinamento do uso de estratégias cognitivas e desenvolvimento de consciência do domínio do conhecimento) e aprendiz auto-gerenciado (há o desenvolvimento de estratégias relativas a tarefas, crenças sobre aprendizagem e conhecimento prévio), aprendiz-centralizado e auto-gerenciado, embora esses termos estejam fortemente interligados. Um modelo de aprendiz auto-gerenciado é então apresentado: a exigência é usar tanto procedimentos quanto conhecimentos dentro de um modelo complexo de interação entre esses dois componentes. Para os procedimentos são 5: planejamento, monitoramento, avaliação, resolução de problemas e implementação, usados numa variedade de seqüências e que podem influenciar uns aos outros. Para as crenças e conhecimento são cinco tipos que se interelacionam: auto-conhecimento, conhecimento da tarefa, conhecimento estratégico, conhecimento acumulado, e crenças sobre a aprendizagem.

A partir dessas definições e caracterizações, o autor relata uma pesquisa de opinião feita com professores e aprendizes de modo a identificar as práticas usadas para promover um efetivo auto-gerenciamento. As melhores práticas identificadas são as que focam o desenvolvimento de procedimentos, o desenvolvimento de conhecimento e as que integram conhecimento e procedimentos. Algumas práticas inovadoras também estão presentes, como o caso de instrutores de línguas estrangeiras (seu papel e suas possibilidades).

Rubin mostra os principais problemas relacionados com a implementação desse modelo de aprendiz auto-gerenciado: vontade, desconhecimento do conceito, o tempo que as tarefas requerem, o nível de língua exigido, a mudança do papel de professor para facilitador, o tamanho das turmas e a pedagogia. Daí, a conclusão de que o modelo de auto-gerenciamento discutido ao longo do artigo funcionaria com práticas de compreensão dos componentes desse modelo de aprendizagem, da medida do sucesso e da consciência dos obstáculos potenciais e das técnicas para dribla-los.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.