VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]4 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 16:42:38 10/25/04 Mon
Author: Fabiano Leite
Subject: Semana 10

Joan Rubin começa seu texto explicando alguns conceitos básicos relativos ao auto-gerenciamento do aprendiz. A função desse auto gerenciamento tem sido cada dia mais reconhecida como um componente crítico para promover um aprendizado eficiente e efetivo de língua estrangeira. É também muito importante em cursos de auto-instrução e centros de auto-acesso, assim como aspectos tecnológicos do ensino à distância. Algumas questões de implementação devem, no entanto, ser consideradas: suas características, as ocasiões em que os adultos se beneficiam com essa instrução, quais medidas de sucesso podem ser usadas, e quais obstáculos e dificuldades serão encontrados no processo.

Auto-gerenciamento refere-se à habilidade de criar e usar procedimentos, e de acessar o conhecimento e as crenças para se atingir objetivos de aprendizado num ambiente sempre dinâmico. Há muitos graus de auto-gerenciamento, e seu processo pode ser longo e complexo. É diferente de autonomia, pois esta é uma capacidade de reflexão crítica, poder de decisão e ação independente. Autonomia e auto-gerenciamento têm muito em comum, mas não são sinônimos. O aprendiz que se auto gerencia não acha necessariamente que trabalhar sozinho é a melhor forma de atingir seus objetivos. Também é diferente do aprendizado centrado no aluno, pois nesse as decisões são tomadas com o aluno em mente, mas não necessariamente por ele.

O autor explica os procedimentos para o auto-gerenciamento, que includem as seguintes estratégias metacognitivas: planejamento, monitoramento, avaliação, solução de problemas e implementação. Em seguida temos os tipos de conhecimentos e crenças sobre o auto-gerenciamento: auto-conhecimento, conhecimento da tarefa, conhecimento estratégico, conhecimento geral e crenças sobre o aprendizado. Uma pesquisa então é relatada sobre as melhores práticas de auto-gerenciamento. Questões sobre auto-gerenciamento são propostas: vontade de se auto-gerenciar, a propaganda do conceito, o nível lingüístico, a função do professor como facilitador, o tamanho da sala de aula e a pedagogia.

Ele conclui dizendo que boas práticas consistem no entendimento dos componentes do aprendizado auto-gerenciado, da medida do sucesso, da consciência de obstáculos potenciais e de técnicas para lidar com essas questões.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.