VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123[4] ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 06:08:46 09/27/04 Mon
Author: Junia Braga
Subject: Resumo 6

No texto Autonomy and motivation Dickinson (1995) apresenta uma revisão sobre os temas autonomia e motivação e sugere que existe uma importante relação entre as teorias educacionais da motivação no desenvolvimento da autonomia do aprendiz. Segundo o autor, a literatura da educação e a literatura da aprendizagem de línguas parecem concordar que o aprendiz autônomo se torna mais motivado e demonstra melhores resultados de aprendizagem quando ele toma a iniciativa de aprender.

O autor faz uma breve revisão das teorias de Intrinsic e Extrinsic motivation ( Deci e Ryan, 1985) e a Attribution theory e do Carnegie Project, um projeto que apresenta similaridades com o modelo de Deci e Ryan ( 1985) e com a Attribution Theory. Ao longo da revisão dessas teorias , Dickinson relaciona a motivação e autonomia e conclui que existem fortes evidencias de que o sucesso da aprendizagem e o aumento da motivação estão condicionados `a responsabilidade e ao controle que os aprendizes assumem de sua própria aprendizagem.Para Dickinson, ser capaz de assumir o controle da aprendizagem e perceber que o sucesso ou fracasso da aprendizagem está diretamente relacionado com os esforços e estratégias do próprio aprendiz são condições que caracterizam o aprendiz autônomo como descrito na lingüística aplicada.

No texto Fostering autonomy from within the classroom: the teacher’s responsability, Crabbe
(1993) ressalta que a aprendizagem autônoma de línguas pode ser justificativa ideológica, psicológica e econômica.Segundo o autor o argumento ideológico está relacionado com a liberdade que o aprendiz deve ter de exercitar suas escolhas e não se tornar vítima de escolhas institucionais. O argumento psicológico está ligado ao fato do aprendiz assumir responsabilidade por sua própria aprendizagem e o argumento econômico diz respeito á falta de recursos da sociedade de prover instrução necessária a nível pessoal para todos os seus membros em todas as áreas de aprendizagem.

O artigo explora, entretanto, o aspecto psicológico da autonomia uma vez que esse aspecto está diretamente ligado ao aspecto pedagógico da aprendizagem e discute as implicações a aprendizagem em no domínio público e particular.O autor sugere seis implicações relacionadas com o domínio publico e o domínio particular e a necessidade de se reavaliar as tarefas elaboradas à luz perspectiva do domínio particular, para que realmente o desenvolvimento da autonomia do aprendiz possa ser propiciado.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.