VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123[4] ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 07:11:46 09/27/04 Mon
Author: Adriana Aguiar
Subject: semana 6

SEMANA 6-RESUMO 6
CRABBE, D. Fostering Autonomy From Within The Classroom: The Teacher’s Responsibility
Neste artigo a autonomia na aprendizagem é justificada por três argumentos: o ideológico, o psicológico e o econômico. Sendo que o psicológico é o mais destacado porque segundo o autor nós aprendemos melhor quando somos responsáveis pela nossa aprendizagem. Porém, para o aprendiz se tornar mais consciente do processo de aprendizagem, ele não deve apenas fazer atividades de sala de aula porque estas não garantem a aprendizagem da língua. Em relação ao currículo institucional, este deve ser permeado pelos princípios da autonomia e o professor é o ponto chave para que a aprendizagem autônoma se torne o ponto referencial de todos os procedimentos de sala de aula. O autor ainda destaca dois domínios onde as tarefas são realizadas. O domínio público e o domínio particular. No domínio público as atividades são controladas pelo professor, a ênfase maior está no conteúdo enquanto que no domínio particular as tarefas são realizadas de acordo com as necessidades do aprendiz e estas podem ser feitas sozinhas ou com interlocutores. Para resumir é necessário haver um equilíbrio entre os dois domínios e o professor deve refletir sobre o seu discurso dentro da sala de aula.

DICKINSON, L. Autonomy And Motivation: A Literature Review
Neste artigo Dickinson afirma que a autonomia do aprendiz está ligada a motivação cognitiva e esta motivação se refere entre outras coisas ao que os aprendizes estão preparados para aprender- o tópico e o esforço que estão preparados para exercer afim de aprender. Sendo assim, vários conceitos de autonomia e motivação são revistos, como a teoria de motivação intrínseca e extrínseca de Deci e Ryan (1985) onde a motivação intrínseca está envolta em um ambiente de aprendizagem informal e não controlador e este tipo de ambiente favorece a autonomia porque todo o contexto facilita a autodeterminação por parte do aprendiz. As pessoas que estão intrinsecamente motivadas em fazer uma atividade, elas a fazem pelo seu próprio bem estar e não devido às pressões externas. Na motivação extrínseca a razão para fazer qualquer atividade está ligada à pressão e não no querer. Wang and Peverly (1986) ressaltam que os aprendizes autônomos e independentes são aqueles que têm a capacidade de serem ativos e independentes no processo de aprendizagem e na literatura da lingüística aplicada a autonomia também é vista como uma capacidade de aprendizagem ativa e independente. A motivação integrada e instrumental de Gardner também são analisadas. Os aprendizes com uma atitude integrada tem um propósito forte em relação a aprendizagem que é intrínseco no processo de aprendizagem da língua alvo enquanto que a atitude instrumental está relacionada ascensão profissional, a aquisição de certificados, etc.
Com relação ao sucesso e a motivação, alguns autores citados por Dickinson afirmam que o sucesso na aprendizagem realça a motivação e isto consequentemente traz mais sucesso futuro (Deci and Ryan(1985, Harter and Connell (1984). Sendo assim, os aprendizes bem sucedidos são aqueles que se vêm no controle de sua própria aprendizagem(deCharms 1984: p.278).

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.