VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123[4] ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 09:46:35 10/04/04 Mon
Author: Mônica Soares de Araújo Guimaraes
Subject: Resumo 7

Resumo da semana 7- CALL and Learner Autonomy- Françoise Blin- 2002

A autora inicia o texto dando definições do que seja autonomia e autonomia do aprendiz. Em seguida ela menciona os diferentes tipos de autonomia do aprendiz. Ela menciona a autonomia da competencia da linguagem, da aprendizagem, da linguagem e da escolha de ação.
Para a autora, autonomia não é sinônimo de auto-instrução e o professor tem responsabilidade também em ajudar o seu aluno a se tornar autônomo. A autonomia não é um estado fixo e único que o aprendiz adquire.
O aprendiz autônomo é responsável pelo gerenciamento da sua aprendizagem, do conteúdo a ser aprendido e do processo cognitivo, e a aprendizagem só será autônoma se o aprendiz assumir responsabilidade por sua aprendizagem. A autora diz que mais que um processo de independência, o aprendizado autônomo acontecerá mais num processo de interdependência e também quando estes são ajudados a atingir esta autonomia.
Blin apresenta um quadro mostrando o tipo de call (como por exemplo, Call behaviorista, comunicativo, integrativo) e os tipos de atividades desenvolvidas em cada um.A autora fez uma relação entre call e independência (muitas das atividades acontecem com o uso do computador) e depois falou da aprendizagem colaborativa ( a máquina também é muito usada).

Texto 2- Learner autonomy: the cross cultural question.- by Barbara Sinclair

A autora inicia o texto questionando se existe uma adeuqação da aprendizagem em diferentes culturas e em diferentes contexto. Ela fala também que existe uma aceitação muito grande para a abordagem Ocidental que segunda a definição de Pennycook diz que a autonomia é baseada no desenvolvimento de estratégias, técnicas ou materiais para promover o auto-desenvolvimento.
Sinclair, mostra diferentes interpretações de autonomia:
* individual- que enfatiza estilos e preferências individuais. As escolhas individuais precedem a aprendizagem colaborativa.
* social: reconhece que a aprendizagem acontece através da interação e colaboração, bem como reflexão individual e experimentação.
* psicológica: focaliza a importância das capacidades psicológicas ou internas do aprendiz, tais como os estilos cognitivos, de aprendizagem, motivação, atitudes, dentre outros. Há um foco na responsabilidade do aprendiz pelo sucesso ou não na aprendizagem.
* política- objetivo principal como um fim político e o processo de aprendizagem é modelado nisto.
Na visão ocidental é focalizado na dimensão individual e psicológica da autonomia. Os aspectos sociais são mais valorizados nas culturas baseadas em valores confucionistas. E o economico no sudeste asiático.
Para sinclair, o que é apropriado num contexto, nem sempre é apropriado em outro.
Sinclair sumariza os aspectos da autonomia como:

a) o aprendiz deve assumir a responsabilidade por seus atos;
b) ela não é inata;
c) os graus de autonomia são instáveis e variáveis;
d) requer consciência do processo de aprendizagem;
e) o professor tem o papel de apoiar a capacidade de construir e apoiar o desenvolvimento de atitudes positivas para a autonomia do aprendiz;
f) ela pode acontecer dentro e fora da sala de aula;
g) tem dimensões individuais e sociais;
h) tem também dimensoes psicologicas e politicas;
i) diferentes culturas interpretam a autonomia de diferentes formas;
j) contextos de ensino diferentes necessitam de abordagens diferentes para a promoção da autonomia do aprendiz.
Sinclair diz que a autonomia deve utilizar tantos os aspectos psicológicos, sociais, individuais e politicos no processo de aprendizagem.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.