VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123[4] ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 19:02:33 10/04/04 Mon
Author: Regina Gama
Subject: Resumo semana 7

Sinclair, no artigo "Learner Autonomy:the cross cultural question" (1997), faz uma revisão das várias concepções de autonomia a partir de uma visão universal e cultural. A autora coloca a versão da abordagem ocidental de autonomia (quando ela cita os trabalhos de Benson (1996/1997) e Pennycook (1997)) como sendo a mais difundida principalmente por causa da ideologia que é muito forte. Pelo caminho desse pensamento, ela coloca que a cultura de cada aluno deve ser levada em consideração quando se faz qualquer proposta de autonomia.
São quatro os tipos de autonomia individuais possíveis colocadas pela autora: individual (estilo e preferência individual), social (interação, reflexão), psicológica (interação, colaboração) e política (liberdade de escolha). Levando-se em consideração os aspectos citados, percebe-se ênfases diferentes em culturas diferentes.
Sinclair também cita onze aspectos de autonomia que enfatizam os aspectos citados no parágrafo anterior. Em síntese, a autora preconiza a conscientização do aluno sobre o processo de aprendizagem dentro de sua realidade cultural, social e política.

Blin discute, no texto "Call and learner autonomy", as definições de autonomia e autonomia do aprendiz, colocando também os diferentes tipos de autonomia do aprendiz, citando vários autores e suas idéias. Para a autora, autonomia não é auto-instrução nem um método de ensino, muito menos um estado a ser alcançado como fim em si. Nesse contexto, o professor também tem participação no processo do seu aluno em se tornar autônomo.
O aluno é responsável pelo gerenciamento da sua aprendizagem, a qual só será autônoma se o aluno assumir responsabilidade por sua aprendizagem, como na teoria da independência colocada por Grob e Wolff (2001). Já a teoria da interdependência coloca por Little (1994) diz da interação e participação do professor. Em CALL, Blin destaca três abordagens que são: behaviorista, comunicativa e integrativa e apresenta a relação de CALL e independência (trabalho individual) e CALL e interdependência (estudo colaborativo).A autora conclui que autonomia não quer dizer que o aluno deve estar sozinho mas que tenha responsabilidade e interdependência.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.