VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123[4] ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 12:54:10 10/08/04 Fri
Author: Junia Braga
Subject: Resumo 8

Resumo 8

O texto de Nicolaides e Fernandes ( 2002) relata as reflexões das pesquisadoras sobre algumas das crenças e atitudes de um grupo de 24 alunos do curso de Letras em trajetória de aprendizagem de línguas de LE . Ainda em sua primeira fase de implantação, o projeto buscou investigar quatro crenças e atitudes: a necessidade de vinculação entre conteúdo programático e sala de aula, dificuldade em perceber a relevância da freqüência a um centro de aprendizagem autônoma e conseqüente desenvolvimento de sua competência lingüística, consciência da importância de um melhor aproveitamento de tempo e resistência em utilizar recursos tecnológicos.O projeto incluiu a participação obrigatória dos alunos em um centro de auto-acesso e consultoras que periodicamente assistiam as necessidades dos alunos.
Os resultados do estudo apontam a necessidade de se considerar as peculiaridades culturais na comunidade em questão, de se avaliar o que venha a ser aprendizado significativo para os alunos – no caso deste estudo as pesquisadoras perceberam a necessidade dos aprendizes de relacionarem a aula com o trabalho extra classe, a consciência que alguns alunos têm sobre o gerenciamento do próprio tempo e a resistência dos alunos em utilizarem a tecnologia.


Thanasoulas (2000) apresenta uma breve revisão teórica do construto da autonomia e as filosofias dominantes de aprendizagem de línguas. Segundo o autor, autonomia não é um produto pronto para uso ou meramente um traço ou qualidade pessoal. Para Thanasoulas, pode-se atingir a aprendizagem autônoma tendo em mente algumas condições: o uso das estratégias cognitivas e meta-cognitivas por parte do aprendiz, a motivação, atitudes e o conhecimento sobre a aprendizagem de línguas como por exemplo um tipo de metalinguagem . Um outro ponto enfatizado no texto é o papel do professor de mostrar aos alunos as possíveis trilhas que ele poderão traçar durante o processo de desenvolvimento da autonomia e que o desenvolvimento da autonomia é um processo gradativo, que ocorre em níveis e não um conceito absoluto.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.