VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1[2] ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 06:30:25 08/26/04 Thu
Author: Antônio Carlos Soares Martins
Subject: Resumo 1

O texto “What is discourse and why analyse it?”, de Deborah Cameron, é relativamente simples e cumpre bem com o papel de introduzir o livro “Working with spoken diecourse” e discutir as perspectivas teóricas adotadas na obra.
Apesar do enfoque no discurso oral, o texto considera também outras possibilidades, destacando que a análise do discurso “pode lidar com a língua em uso situada socialmente em qualquer canal ou meio” (p.7). Dessa forma, os analistas do discurso podem trabalhar com dados escritos ou orais, dados da linguagem de sinais, bem como gráficos e imagens textuais.
A autora destaca, ainda, que o discurso pode ser analisado como um fim em si mesmo ou como fonte de evidências sobre outros aspectos da vida das pessoas.
Após discutir as definições de discurso como “linguagem acima da sentença” e como “linguagem em uso”, a autora opta pela segunda, uma vez que ela envolve a “linguagem usada para fazer algo e significar algo, linguagem produzida e interpretada em um contexto do mundo real” (p.13).
A autora discute, ainda, o uso da análise do discurso como um método qualitativo para investigar fenômenos sociais, para o que ela retoma conceitos como “poder”, “saber” e “prática”, advindos das teorizações de Michel Foucault.
Concluindo, a autora afirma que a concepção de discurso adotada no livro é “holística”, reconhecendo que o discurso é várias coisas ao mesmo tempo. Ele é, portanto, um método para a condução de pesquisa social, um corpo de conhecimento sobre a natureza e o trabalho da comunicação humana e também de teorias de construção e reprodução da realidade social.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.