VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: [1]234 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 14:24:20 05/10/05 Tue
Author: Luciano da Anunciação Silva
Subject: Semana 11 - Discurso e Aquisição


UFMG - POSLIN
DISCIPLINA: LIG 905 Seminário de Tópico Variável de Lingüística Aplicada – 2005/1o
Professora: Vera Menezes.
Aluno: Luciano da Anunciação Silva
SEMANA 11 (9 - 13 de maio)
Discurso e Aquisição
HATCH, E. Discourse Analysis and second language Acquisition: a book of readings. Rowley, MA: Newbury House, 1978. p. 256-271
YOUNG, R. Sociolinguistic approaches to SLA. Annual Review of Applied Linguistics. v. 19. p. 105 – 132. 1999.

Os textos dessa semana “Sociolinguistic approaches to SLA” (YOUNG) e “Discourse Analysis and Second Language Acquisition” (HATCH) abordam, respectivamente, aspectos sociolingüísticos na aquisição de segunda língua e a aquisição através da análise do discurso.
Hatch, em seu artigo, tem o propósito de demonstrar que a análise do discurso pode ser utilizada como uma outra abordagem para o estudo da aquisição de segunda língua.
Inicialmente a autora apresenta um pequeno panorama histórico em relação à metodologia de pesquisa em SLA. Nesse sentido, ela nos mostra que nos anos setenta, a pesquisa referente ao aprendizado de segunda língua tinha como foco a forma das estruturas sintáticas usadas pelo aprendiz.
Em relação ao processo de aprendizagem de segunda língua, Hatch (1978) defende como metodologia de pesquisa a análise do discurso. Essa autora propõe que tal abordagem metodológica pode nos fornecer um ‘novo olhar’ de como tal processo ocorre. Nesse sentido ela afirma que “...language learning evolves out of learning how to carry on conversations.”
É importante destacar um aspecto interessante em relação a alguns estudos realizados pela autora. Ela diz que tais estudos centram-se em processos variados, tais como aquisição de formas, produção de discursos, negociação de sentidos etc. Nesse sentido, ela afirma que no processo de aquisição há o desejo do processo de interação, a produção de construções verticais e sintáticas. No desenvolvimento da fala e posteriormente, na interação, há por parte do falante nativo simplificação do input, sem a necessidade de utilização de um ‘foreigner talk’.
Ao final do artigo a autora chama a atenção do leitor dizendo que, apesar de algumas limitações (é preciso lembrar que tais limitações estão presentes em qualquer teoria que trata da aquisição/aprendizagem de L2) é por meio da análise do discurso que poderemos responder a uma série de questionamentos sobre a aprendizagem de segunda língua. É preciso também lembrar que o estudo da análise do discurso tem importantes contribuições tanto para o ensino quanto para aprendizagem de L2.

Young em seu artigo trata de abordagens sociolingüísticas referentes à aquisição de segunda língua. Esse autor e outros pesquisadores da área advogam que a aquisição de línguas e seu uso ocorrem em um contexto social, tornando-se assim necessário uma compreensão mais detalhada sobre a relação entre contexto social – aquisição - uso de L2.
Inicialmente Young apresenta duas tradições de pesquisa que se ocupam do estudo do contexto social. Uma dessas tradições de pesquisa entende contexto como determinado, fixo. Já a outra tradição, ao contrário da anterior, entende o contexto como emergente e dinâmico, no qual os participantes realizam negociações por meio da interação.
Em seguida, o autor apresenta uma abordagem acerca dos métodos de pesquisa utilizados pela sociolingüística. Tais métodos podem ser tanto qualitativos quanto quantitativos.
Em um terceiro momento do artigo o autor faz uma revisão de descobertas importantes em quatro áreas principais de aquisição e uso de segunda língua:
1) Variação da Interlíngua;
2) Comunicação Trans – Cultural;
3) Fenômeno Conversacional;
4) Identidade Social.
Young finaliza esse artigo dizendo que a sociolingüística talvez seja o ramo da lingüística que menos se preocupada com a construção de teoria. No entanto, ele ressalta que “ several scholars have sketched proposals for what theories of part of the field might look like.” Dentre essas propostas, Young aponta três que têm recebido atenção nos últimos 5 anos:
1) Teoria dos domínios discursivos;
2) Teoria da co-construção;
3) Teoria da competência interacional.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.