VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: [1]234 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 17:37:14 05/10/05 Tue
Author: Grace Teles
Subject: Resumo semana 11

RESUMO SEMANA 11
Aluna: Grace Teles
Professora: Vera Menezes
Curso: Lingüística Aplicada/1º semestre de 2005


Hatch (1978) argumenta que o estudo da aquisição de uma segunda língua (L2) pode ser considerado sob a perspectiva da Análise do Discurso. Assim, Hatch propõe que focar o ensino na forma lingüística não é o suficiente para que se ocorra aprendizagem genuína de uma L2. Isso porque quando adquirimos nossa L1 partimos da função e não da forma lingüísticas para estabelecermos uma interação. Para a autora, então, é necessário que pesquisas sobre aquisição de L2 estejam centradas em como o processo de aquisição se dá. Para isso devem-se coletar conversações que possibilite a observação, dentro do todo interacional, da freqüência de determinadas formas e da função discursiva que exercem.

Outra sugestão da autora, é que pesquisadores devem se atentar para os benefícios que os caos apresentado por uma interlígua pois, a busca de metodologias alternativas são mais produtivas do que a utilização de um modelo teórico fechado. As implicações pedagógicas são de que o ensino da L2 priorize o ensino de estratégias conversacionais tais como: nominação de tópicos, previsão de perguntas, como buscar esclarecimento, ecoar partes de sentenças, linguagem corporal que indiquem atenção, compreensão, o uso de “fillers”, introdução de tópicos, tomada de turnos, entre outros.

Young (1999), na mesma linha de raciocínio de Hatch, considera que os pesquisadores de aquisição de L2 precisam considerar o contexto social em que a aquisição acontece pois, em sua concepção, a língua é vista como um fenômeno social. A sociolingüística subdivide o estudo da língua como fenômeno social em: 1- estudos sobre a linguagem e a sociedade; 2- estudos sobre variação lingüística; 3- estudos sobre linguagem e interação.

Assim sendo, uma abordagem sociolingüística para o estudo de aquisição de L2 torna a pesquisa mais complexa porque vários fatores precisam ser considerados e a idéia de teorias unitárias não abarca o extenso escopo dessa abordagem. Em outras palavras, a abordagem sociolingüística se preocupa com a imensa gama de variações existentes na interlíngua dos aprendizes, as características de comunicação entre falantes de culturas diferentes, a conversação como um fenômeno, e as implicações do uso da linguagem sobre a identidade social dos falantes.

Em suma, Hatch e Young ressaltam a importância do que Young denomina de competência interacional. Para funcionar socialmente não basta ter uma faculdade de linguagem mas, é necessário saber usar a língua de forma que tenha significado sociocultural para os falantes da comunidade de fala em específico.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.