VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1[2]34 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 19:53:43 04/25/05 Mon
Author: Luciana Fiuza
Subject: Gramática Unversal - semana 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
FACULDADE DE LETRAS
PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGÜÍSTICOS
LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUAS
Prof.a : Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva

Aluna: Luciana Fiuza de Sousa


Gramática universal – semana 9


O texto dessa semana nos apresenta a teoria da Gramática Universal e como ela tem sido aplicada para nos explicar a aquisição de uma segunda língua.
Já no início do texto o autor nos adverte para o fato de a teoria da GU não foi desenvolvida para explicar o processo de aquisição de L@, mas que de fato uma grande quantidade de pesquisa tem sido feita a partir dessa teria e que essas pesquisas têm sido bastante frutíferas para o ramo.
A GU tente explicar, basicamente, três fenômenos: o que é o conhecimento lingüístico, como o conhecimento é adquirido, como o conhecimento é posto em uso.
A GU sugere que todo ser humano é dotado da capacidade (inata) para desenvolver a língua e que há em toda e qualquer linguagem humana uma série de princípios e parâmetros que as moldam, sugere também que o cerne da língua é o lexicon, formado de categorias lexicais e categorias funcionais.
Esse aparato lingüístico com o qual todos nascemos seria a explicação do fato de as crianças terem uma grande facilidade em aprender uma língua, mesmo tendo o que Chomsky chama de ‘insumo fragmentado’, a partir do qual a criança constrói a sua linguagem.
A GU aponta que o conhecimento da língua é dividido em duas partes: a performance (ou como a língua é utilizada em situações reais) e a competência (ou a representação mental da língua pelo indivíduo).
Outra questão apontada pelos autores é que a teoria de GU acredita que há uma série de princípios universais (ou universais lingüísticos) relativamente limitados para todas as línguas e um desses princípios aponta que a língua é dependente da estrutura (structure-dependency).
No que diz respeito a aquisição de uma segunda língua, estima-se que a aquisição de L1 e L2 tem semelhanças e que muito dessa teoria pode ser utilizado para explicar fenômenos relativos à aquisição de L2 (como a utilização do aparato lingüístico inato, a obediência ao princípio de dependência estrutural, entre outros).
As críticas a essa teoria podem ser aplicadas tanto para sua aplicação em L1 como em L2. A GU tem se preocupado quase que exclusivamente com aspectos morfossintáticos da língua, sem levar em consideração questões semânticas, pragmáticas e discursivas, além de ser relativamente irreal pois toma o estudo da língua no nível frasal, além de não se preocupar com o papel social do aprendiz no processo de aprendizagem.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.