VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1[2]34 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 05:32:10 05/02/05 Mon
Author: Valdênia Almeida
Subject: Semana 10 - Abordagens Cognitivas

LIG 905 – Seminário de Tópico Variável em LA ao Ensino de Língua Estrangeira
Profa. Dr. Vera Menezes
Aluna: Valdênia Carvalho e Almeida


Mitchel e Myles discorrem acerca de abordagens cognitivas na aprendizagem de segunda língua. Os autores abordam pesquisadores cognitivistas que seguem duas abordagens distintas: 1) Abordagens processuais que têm interesse em investigar como aprendizes de segunda língua processam a informação lingüística e como essa habilidade de processar se desenvolve com o passar do tempo; 2) Abordagem construtivista ou emergentista que consideram o processo de aprendizagem como um todo, ou seja, eles não separam o desenvolvimento processual do desenvolvimento do sistema lingüístico.

No primeiro grupo, Mitchel e Myles apresentam os modelos de processamento de informação de McLaughlin e o modelo ACT de Anderson. McLaughlin apresenta a noção de automatização baseada em trabalhos de psicólogos que pregam que o processamento da informação pode ser controlado ou automático. Assim, McLaughlin defende que primeiramente o aprendiz desenvolve um processamento controlado que envolve a ativação e seleção de nova informação. Essa informação estaria armazenada na memória de curta duração. Através da repetição dessas ativações a informação se torna automática, sendo então armazenada na memória de longa duração. O modelo ACT de Anderson também é centralizado na noção de automatização. Neste modelo, o conhecimento declarativo se torna conhecimento processual. O movimento de um conhecimento para o outro se dá em três estágios: 1) O estágio cognitivo no qual a descrição do processo é aprendida; 2) estágio associativo no qual um método para desenvolver o processo aprendido é aplicado; 3) Estágio autônomo no qual a habilidade se torna mais rápida e automática.

O’Malley e Chamot (1990) discutem a implicação pedagógica do modelo de Anderson. Segundo os autores, os aprendizes seriam beneficiados com o ensino de estratégias de aprendizagem, pois estariam aprendendo a desenvolver o estágio 2 do modelo ACT.

Em seguida, Mitchel e Myles apresentam a teoria da processabilidade esboçada por Pienemann (1998). A teoria da processabilidade se interessa em como o aprendiz adquire mecanismos computacionais que operam na construção do conhecimento lingüístico. Dentro da teoria, Pienemann explica como o aprendiz segue uma rígida rota no seu processo de aquisição de certas estruturas. Essa noção de rota implica que algumas estruturas só são aprendidas após outras. Seria esse o fenômeno da teachability.

Na visão construtivista ou emergentista da aquisição de segunda língua, os autores destacam a abordagem conexionista. De acordo com o conexionismo, a aprendizagem ocorre baseada em processos associativos e não na construção de regras abstratas. Para o conexionismo o aprendiz é sensível às regularidades do insumo e consegue extrair do mesmo os padrões presentes nessas regularidades. Assim, a aprendizagem ocorre quando esses padrões são reforçados pela repetição da ativação. Os conexionistas acreditam que a língua tem que ser estudada dentro da arquitetura cerebral e fazer uso da informação neurológica.

Assim como Mitchel e Myles, o autor Nick Ellis faz menção às abordagens cognitivas. Ellis comenta que o objetivo dos lingüistas cognitivos é entender como as regularidades da sintaxe emergem. O autor apresenta a abordagem emergentista que acredita que a complexidade da língua emerge de processos desenvolvimentais relativamente simples. Emergentistas têm seu foco de estudo no processo de aquisição de segunda língua e não no mecanismo de aquisição.

Em seguida, o autor fala do conexionismo que sugere um modelo do fenômeno lingüístico baseado em redes neurais. Os conexionistas testam suas hipótese acerca da emergence de representações avaliando a eficiência de suas implicações como um modelo de computador. Este modelo seria constituído de neurônios artificiais conectados paralelamente.

O autor apresenta três métodos usados nas abordagens cognitivas: 1) A observação. Para se entender a aquisição, primeiro deve-se ser capaz de observar a aquisição; 2) A experimentação. Para se investigar os efeitos do insumo na aquisição de estruturas lingüísticas deve-se pensar no melhor instrumento de coleta do insumo do aprendiz. Assim, experimentos são feito em laboratórios permitindo que todo o processo seja monitorado e que as variáveis sejam controladas; 3) A simulação que tem como objetivo testar a adequação de teorias.

Concluindo, o autor fala da aplicação das abordagens cognitivas. Segundo Ellis, as abordagens cognitivas acreditam que um modelo funcionalista da linguagem baseado no uso da mesma seria o mais apropriado. Essa abordagem advoga que a linguagem não pode ser separada de sua função e que a aprendizagem de uma língua requer no mínimo dez mil horas dedicadas a tarefas. Ellis ainda ressalta que uma instrução efetiva é promovida quando instrutores compreendem o domínio do problema e avaliam suas práticas.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.