VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1[2]34 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 16:41:24 05/02/05 Mon
Author: Luciano da Anunciação Silva
Subject: Semana 10 - Abordagens Cognitivas

UFMG
POSLIN
DISCIPLINA: LIG 905 Seminário de Tópico Variável de Lingüística Aplicada – 2005/1o
Professora: Vera Menezes.
Aluno: Luciano da Anunciação Silva
Semana 10 (02 a 06/05).
Abordagens Cognitivas.

Mitchell e Myles discorrem neste capítulo acerca da questão da abordagem cognitiva para a aprendizagem de segunda língua. Esses autores fazem uma distinção no início do capítulo entre dois grupos: o primeiro que adota a abordagem processual e o segundo que adota a abordagem construtivista ou emergentista. A abordagem processual investiga como aprendizes de segunda língua processam informações lingüísticas e como suas habilidades de processamento se desenvolvem ao longo do tempo. A segunda abordagem (construtivista ou emergentista) entende o processo de aquisição de segunda língua como um todo.

Para Mitchell & Myles, a abordagem processual preocupa-se em explicar os mecanismos de funcionamento do cérebro no aprendizado de L2. Nesse sentido, essa se divide em dois grupos:
1) Processamento de informação;
2) Teoria de processabilidade.

Ainda sob a perspectiva da abordagem cognitiva processual os autores citam o trabalho de Pienemann (1998) onde o tema central de discussão é a teoria da processabilidade.

Já em relação à abordagem emergentista, Mitchel e Myles mencionam os trabalhos que abordam o conexionismo, que é uma teoria de aquisição de segunda língua cujo principal princípio reside na hipótese de que a aprendizagem se dá através de associações que acontecem numa rede neural do cérebro.

Ao final do capítulo Mitchell e Myles fazem uma avaliação das abordagens cognitivas para o aprendizado de L2. É necessário ressaltar que muitas são as contribuições dessas abordagens no que se refere ao papel dos mecanismos de processamentos na aquisição de L2.

Nick Ellis também discorre em seu artigo sobre as abordagens cognitivas para a aquisição de L2. Ele também destaca que o interesse maior dos cognitivistas é entender como as regularidades da sintaxe emergem. Um outro aspecto apontado por esse autor refere-se à abordagem emergentista. Esse autor acredita que a complexidade da língua poderia surgir de processos desenvolvimentais considerados simples. É importante lembrar que a abordagem emergentista tem seu foco de estudo no processo de aquisição de L2

O autor também apresenta três métodos utilizados nas abordagens cognitivas:
1) A observação;
2) A experimentação;
3) A simulação.

Ao final do capítulo o autor chama a nossa a atenção para a aplicação das abordagens cognitivas.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.