VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1[2]34 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 20:12:29 05/02/05 Mon
Author: Luciana Fiuza
Subject: Abordagens cognitivas - sem 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
FACULDADE DE LETRAS
PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGÜÍSTICOS
LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUAS
Prof.a : Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva

Aluna: Luciana Fiuza de Sousa


Abordagens cognitivas – semana 10


Os textos dessa semana nos introduzem às abordagens cognitivas para aprendizado de segunda língua. Segundo Ellis aprender uma segunda língua é um ato cognitivo por excelência, e que o objetivo dessa teoria é explicar a cognição em segunda língua em termos de representações mentais e processamento de informação (1999).
Os cognitivistas estão mais interessados em analisar o processo de aprendizagem muito mais do que o conhecimento em si, é necessário, portanto, investigar o processo linguistiscamente. Os cognitivistas questionaram, de certa forma, muito do que foi afirmado por Chomsky em relação à língua, asserções feitas pelos gerativistas (modularidade, gramática enquanto sistema simbólico, a dicotomia performance/competências, a pobreza de estímulo, o instinto da linguagem) foram postas em dúvida pelos gerativistas por não possuírem explicações ou comprovações científicas plausíveis.
O foco dos cognitivistas está em fornecer análise sobre o processo de aquisição, como se organiza a informação (insumo), como é percebida a linguagem, e evidências a respeito de regularidades sintáticas que possam fornecer pistas sobre o uso e a compreensão da linguagem. Essa corrente sugere que muitos aspectos do aprendizado da língua está relacionado a habilidade lingüística e ambienta e experiências anteriores, crêem também que a análise mais apropriada desse processo se dá a partir de modelos embasados no uso e funcionamento da linguagem.
Mitchell e Miles, nos lembram, ainda que há duas correntes cognitivistas: uma que acredita que a língua é sim uma função especial em determinado aspecto e buscam complementar as teorias anteriores, e por outro lado há os que crêem que a língua é um sistema complexo como outros sistemas complexos e o conhecimento lingüistico é processado por princípios cognitivos gerias.
Os cognitivistas investigam principalmente o desenvolvimento do processamento em aprendizes de segunda língua, e seu objetivo é um melhor entendimento do processo de aquisição de maneira geral.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.