VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]4 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 14:34:57 03/28/05 Mon
Author: Luciano da Anunciação Silva
Subject: Semana 5 - Panorama Geral sobre Teorias de Aquisição

UFMG
PosLin
DISCIPLINA: LIG 905 Seminário de Tópico Variável de Lingüística Aplicada – 2005/1o
Professora: Vera Menezes
Aluna: Luciano da Anunciação Silva
Semana 5 (28/03 a 01/04)

Panorama Geral sobre Teorias de Aquisição

Kiymazarslan discute nesse artigo as teorias de aquisição de línguas e ao mesmo tempo avalia suas implicações para a lingüística aplicada e para uma possível teoria de ensino de língua estrangeira ou de segunda língua.
Em seguida a autora discute duas abordagens principais no que se refere às teorias de aquisição de línguas. A primeira - ambientalista/environmentalist – clama que fatores ambientais são mais dominantes na aquisição da língua. Já a segunda – nativista/nativist – argumenta que pelo menos algum conhecimento não é adquirido através da interação com o ambiente, mas é geneticamente transmitido e inato. Entretanto, é importante ressaltar que tanto a abordagem ambientalista quanto a nativista não nega a importância de fatores ambientais e inatos no processo de aquisição de línguas.
Na segunda parte do artigo a autora apresenta e posteriormente discute oito teorias de aprendizagem de línguas. Ela ressalta que essas foram especialmente influenciadas pelas escolas de pensamento lingüístico e psicológico. A primeira teoria - Vygotsky’s Zone of Proximal Development – de acordo com Vygotsky a interação social tem um papel importante no processo de aprendizagem. Dessa maneira, a aquisição pode ser vista como um resultado da interação social. A segunda teoria - Skinner’s Verbal Behavior – clama que o desenvolvimento da língua é simplesmente o resultado de uma série de hábitos. Essa visão, de acordo a autora, foi influenciada pela teoria geral de aprendizado de língua descrita pelo psicólogo John B. Watson em 1923. A terceira teoria - Piaget’s View of Language Acquisition – de acordo com essa teoria o desenvolvimento da aquisição de línguas resulta principalmente de fatores externos ou de interações sociais. A quarta teoria - Cognitive Theory: The Language Acquisition View – essa teoria é baseada no trabalho de psicólogos como Piaget. Nesse sentido, a teoria cognitiva no que se refere à aquisição de línguas argumenta que esta pode ser automaticamente alcançada. Entretanto, não é muito claro como tal processo é alcançado. A quinta teoria - The Discourse Theory resultou da teoria de uso da língua. De acordo com essa, a aquisição de línguas ocorrerá de maneira satisfatória quando os aprendizes “souberem” como e quando utilizar a língua em diversos ambientes comunicativos. The Speech Act Theory é a sexta teoria apresentada. De acordo com os seguidores dessa, dizer algo é uma maneira de realizar tarefas. A sétima teoria - The Universal Grammar Theory advoga que essa é uma teoria de aquisição de primeira língua, e não de segunda língua. Assim, tenta-se explicar o aprendizado relativamente rápido de L1 com base em uma “exposição mínima” ao input externo. A última teoria apresentada é a The Monitor Model. Este modelo, que se constitui de cinco hipóteses é um exemplo de teorias nativistas e as explicações para tais hipóteses foram extraídas do artigo intitulado “A Promising Approach to Second Language Acquisition” (Kiymazarslan, 2000:72-82). As hipóteses são: a aquisição-aprendizado, a ordem natural, o input, o monitor, e o filtro afetivo.
A autora finaliza o texto enfatizando que lingüistas aplicados e professores de línguas deveriam ter um olhar diferente acerca do processo de aquisição de línguas, ou seja, esses deveriam perceber que a aquisição de línguas não é somente um processo interacional, mas é também um processo inato (“not only see language acquisition as a matter of nurture but also an instance of nature”). Outro aspecto importante refere-se ao fato de que nenhuma das teorias discutidas é completa e que a maioria delas precisa se desenvolver um pouco mais.

Gitsaki, em seu artigo, trata também de teorias de aquisição de segunda língua.
Na primeira parte do artigo, a autora apresenta os critérios de classificação e avaliação das teorias. Essas teorias, por sua vez, podem ser classificadas quanto à forma e ao conteúdo. Em ralação à forma podem ser dedutivas e indutivas. A primeira abordagem apresenta conceitos e construtos que são vistos como verdadeiros sem terem sido comprovados. Já a segunda abordagem, ao contrário da primeira, é baseada empiricamente. No que se refere ao conteúdo, as teorias podem ser distinguidas em macro e micro. Teorias macro apresentam um amplo escopo e cobrem uma vasta extensão dos fenômenos que envolvem o aprendizado de línguas. Teorias micro, ao contrário da primeira, lidam com fenômenos específicos e possuem um escopo mais limitado.
No que se refere à avaliação das teorias de aquisição de segunda língua, dois critérios básicos são apresentados: “definitional adequacy” e “explanatory power”. Segundo McLaughlin o termo definitional adequacy se refere aos conceitos da teoria e a correspondência destes com a realidade externa. O segundo termo pode ser medido por meio da correspondência da teoria em relação aos fatos que esta supostamente deve explicar.
Em seguida Gitsaki, bem como Kiymazarslan, apresenta algumas teorias de aquisição de segunda língua. The Monitor Model (já descrito anteriormente) que é composto por cinco hipóteses – a aquisição-aprendizado, a ordem natural, o input, o monitor e o filtro afetivo; Interlanguage Theories: vale lembrar que o termo interlíngua foi primeiramente usado por Selinker (1969) para descrever o estágio lingüístico que aprendizes de segunda língua percorriam durante o processo de aquisição da língua alvo. Em seguida a autora discute três abordagens principais na descrição do sistema de interlínguas. A primeira abordagem diz que a interlíngua é uma gramática temporária que é sistemática e composta de regras. A segunda abordagem adotada por Adjemian (1976) argumenta que interlínguas são línguas naturais, mas que são únicas no sentido que suas gramáticas são permeable. Já a terceira abordagem proposta por Tarone (1979,1982) descreve a interlíngua “as a continuum of speech styles”. Outra teoria apresentada pela autora é o Modelo Multidimensional: de acordo com este modelo, o estágio do aprendiz de aquisição da língua-alvo é determinado por duas dimensões: o estágio de desenvolvimento e a orientação sociopsicológica do aluno. A última teoria apresentada é a Teoria de Aculturação ou Pidginization: de acordo com Schumann a aquisição de L2 é apenas um aspecto da aculturação e o nível de aculturação do aprendiz em relação à língua alvo é que controlará seu nível de conhecimento da língua. Sob essa perspectiva, a aquisição de segunda língua é afetada pelo grau de distância social e psicológica entre o aprendiz e a cultura da língua alvo.
Ao final de seu artigo Gitsaki chama a atenção do leitor para os diversos aspectos abordados no que se refere às teorias de aquisição de L2. Ela também ressalta que é muito importante o conhecimento acerca dessas teorias, pois cada uma delas oferece uma perspectiva diferente em relação ao processo de aquisição de L2.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.