VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]4 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 17:52:55 03/28/05 Mon
Author: Andréa Ulisses
Subject: Semana 5: Panorama geral sobre teorias de aquisição

SEMANA 5: PANORAMA GERAL SOBRE TEORIAS DE AQUISIÇÃO
GITSAKI, C. Second language acquisition and theories: overview and evaluation.
KIYMAZARSLAN, V. A discussion of language acquisition theory.

A proposta das autoras Gitsaki e Kiymazarslan é fazer uma apresentação das teorias de aquisição de segunda língua (SLA), discutindo sobre as principais características de cada uma delas, sua base epistemológica e sua contribuição e/ou implicações para a construção de uma teoria de SLA.
Kiymazarslan em seu artigo, evidencia primeiramente a relação entre o campo da psicologia e da lingüística e a influencia que um exerce sobre o outro. Em uma breve descrição sobre essas duas ciências, percebemos como as teorias de aquisição inclinam-se de um para outro pressuposto teórico, na tentativa de explicar os fenômenos que envolvem a aquisição de línguas. De acordo com a autora, essas teorias de aquisição estão muito voltadas para termos como ‘nurture’ e ‘nature’. E/ou na distinção entre empirismo e nativismo, que em outras palavras significa dizer que os fatores determinantes do processo de desenvolvimento e da aprendizagem, de forma geral, é o ambiente ou está ligado as estruturas genéticas. Exemplificando essa visão Kiymazarslan apresenta-nos oito tipos diferentes de teorias de aquisição, propondo uma reflexão sobre seus pontos fortes e conseqüentemente sobre a parte onde há falhas:
Ø Zona proximal idealizada por Vigostsky: aprendizagem é produto da interação social.
Ø Skinner’s verbal behave: conhecimento é produto da interação com o ambiente através do condicionamento estimulo-resposta.
Ø Teoria cognitiva de Piaget: desenvolvimento resulta principalmente de fatores externos e interação social.
Ø Teoria do discurso: resultante do uso da língua.
Ø The speech Act: envolve dois tipos de significado, o literal e o efeito do texto falado ou escrito no ouvinte ou leitor – prepositional meaning / illocutionary meaning)
Ø Gramática universal: diz respeito ao conhecimento universal que todo falante possui de uma dada língua, o que torna a aquisição mais rápida.
Ø Modelo monitor: idealizado por Krashen, consiste em cinco hipóteses e é um clássico exemplo de teoria nativista.
Gitsaki, em uma outra linha, faz uma classificação das teorias entre dois critérios distintos: o da abordagem dedutiva (construtos e conceitos são tidos como verdades sem a necessidade de provas), e a abordagem indutiva (que deve ser embasada empiricamente e as afirmações teóricas são formuladas depois que relações empíricas são estabelecidas. Dentro dessa perspectiva, a autora também discorre sobre seis diferentes tipos de teoria de aquisição. Coincidindo com a escolha de Kiymazarslan, Gitsaki cita o modelo monitor e a gramática universal (gramática internalizada que possivelmente todo adulto possui). Em seguida a autora fala sobre a teoria da interlíngua (estágio lingüístico intermediário que o aprendiz de L2 desenvolve em direção a língua alvo), a teoria cognitiva (para a qual aprender L2 é adquirir habilidades cognitivas complexas), o modelo multidimensional (o estágio de aquisição da língua alvo é determinado por duas dimensões: ‘developmental stage’ e ‘socialpyichological orientation’) e por último a teoria de acculturation/pidginization, para qual a aquisição de segunda língua é bastante afetada pela distância social e psicológica, entre o aprendiz e a língua alvo.
O que fica claro em ambos artigos apresentados é que embora complexas, diferenciadas e com falhas, um maior conhecimento sobre as teorias de aquisição de segunda língua, proporcionará um design que auxiliaram o processo ensino-aprendizagem, como também guiará os mais variados tipos de instruções nesse sentido.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.