VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]4 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 14:27:18 04/04/05 Mon
Author: Luciano da Anunciação Silva
Subject: Semana 6 - Panorama Geral sobre Teorias de Aquisição

UFMG – PosLin
DISCIPLINA: LIG 905 Seminário de Tópico Variável de Lingüística Aplicada - Professora Vera Menezes – 2005/1
Aluno: Luciano da Anunciação Silva
Resumo - Semana 6 (04/04 – 08/04)
Panorama Geral sobre Teorias de Aquisição

Os autores dos textos propostos para a discussão desta semana apresentam, analisam e criticam algumas teorias relacionadas à aquisição de segunda língua. Dessa maneira, temos a visão de um panorama geral acerca dessas abordagens.

No início do capítulo Ellis menciona o papel de teorias em pesquisas de aquisição de segunda língua. Esse salienta que a construção de teorias está relacionada com o conceito de explanação bem como de descrição. Entretanto, ele chama a atenção afirmando que tal conceito pode ser ambíguo. Nesse sentido tem-se a análise de várias teorias no que se refere à distinção entre o como a SLA é adquirida ou aprendida e o porque de um aprendiz adquira-la ou aprendê-la.

Nesse sentido, Ellis propõe a revisão de sete teorias de aquisição de segunda língua, a saber: 1) Modelo de Aculturação juntamente com o Modelo de Nativização; 2) Teoria de Acomodação; 3) Teoria do Discurso; 4) Modelo Monitor; 5) Modelo de Competência Variável; 6) Hipótese Universal; e, 7) Teoria Neurofuncional. É preciso lembrar que tais teorias oferecem uma complementaridade de alternativas. No entanto, algumas apresentam vantagens e outras desvantagens.

Ao final, Ellis faz um questionamento a respeito de quais aspectos uma teoria de aquisição de segunda língua deve abordar para fornecer uma “composite picture”. Em seguida, ele apresenta brevemente onze hipóteses de teorias de aquisição de segunda língua que necessitam de ser consideradas em qualquer ‘composite picture’ de SLA.


Larsen-Freeman & Long analisam de uma forma geral diversas teorias de aquisição de segunda língua, dividindo-as em três grupos: teorias nativistas: têm como pressuposto básico os fatores inatos que habilitam o aprendizado de línguas; teorias do meio-ambiente: atribuem à experiência e ao contexto o peso maior dos fatores a influírem sobre a aquisição; e as teorias interacionistas: contemplam tantos os fatores inatos quanto os do meio ambiente para explicar a aquisição.

Os autores analisam modelos propostos por Chomsky e Krashen, respectivamente a Universal Grammar e o Monitor Theory criticando os aspectos que apresentam mais divergências, embora esses iniciem a discussão do capítulo mencionando autores nativistas.

Seguindo a abordagem ambientalista encontra-se Schumann e sua Hipótese de Pidginization e seu Modelo de Aculturação. Assim, a aquisição de segunda língua é afetada pelo grau de distanciamento social e psicológico entre o aprendiz e a cultura da língua-alvo.

A última abordagem discutida por Larsen-Freeman e Long refere-se ao grupo dos Interacionistas. É preciso lembrar que vários modelos são apresentados, mas apenas
os modelos de Givon – Functional-Typological e o Modelo Multidimensional são discutidos. A primeira tem como objetivo ser uma teoria unificada de todos os tipos de alteração lingüística, incluindo a aquisição de línguas. O segundo modelo (Modelo Multidimensional) do grupo ZISA (Zweitsprachenwerb Italienischer and Spanischer Arbeiter) focaliza as regras de ordem das palavras nas frases. De acordo com os autores desse projeto, após um período inicial na qual a produção do aprendiz consiste de palavras isoladas e expressões formulaicas, ambos, crianças e adultos, passam por uma seqüência de cinco estágios de desenvolvimento.

Finalmente, Larsen-Freeman & Long apontam para a utilidade dessas diversas teorias, mas também apontam para a importância de se refletir acerca das contribuições de cada uma dessas teorias.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.