VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]4 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 19:09:09 04/04/05 Mon
Author: Luciana Fiuza
Subject: Semana 6 - Panorama geral sobre teorias de aquisição

Universidade Federal de Minas Gerais
Faculdade de Letras
Mestrado em Lingüística
Disciplina: Lingüística aplicada ao ensino de línguas
Professora: Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva

Aluna: Luciana Fiuza de Sousa


Panorama geral sobre teorias de aquisição II


Os textos dessa semana continuam nos informando sobre as teorias de aquisição de segunda língua.
Ellis nos diz que a teorização deve preceder e informar os estudos empíricos, e que o maior objetivo da pesquisa em aquisição de segunda língua deve não só busca o ‘quê’, o ‘como’, o ‘quando’, mas principalmente o ‘porquê’ das coisas. A construção da teoria, portanto, deve se preocupar com a explicação das coisas referentes ao aprendizado em segunda língua. O autor descreve os passos de dois tipos de abordagem à pesquisa: teoria depois pesquisa, pesquisa depois teoria. O texto também apresenta sete teorias de aquisição de segunda língua, a saber: o modelo de aculturação (ou a adaptação a uma nova cultura); a teoria da acomodação (que faz uma relação entre o grupo social do aprendiz e a comunidade falante da língua alvo); a teoria do discurso (que trata da língua em uso, tendo a comunicação como matriz da língua); o modelo monitor (que está centrado em cinco premissas básicas – a dicotomia aprendizado/aquisição, a ordem natural de aprendizagem; o monitor, o filtro afetivo e o insumo); o modelo de competência variável (que foca o processo e o produto da língua em uso); a hipótese universal (e os aparatos inatos de aquisição de línguas); a teoria neurofuncional (que caracteriza os sistemas de processamento neurolinguístico como responsáveis pelo desenvolvimento e uso da linguagem). Finalmente, Ellis sugere algumas hipóteses sobre a aprendizagem de segunda língua: a seqüência, a situação, o insumo, as diferenças do aprendiz, os processos do aprendiz, o output lingüístico.
Larsen-freeman e Long, nos apresentam modelos de aquisição sob forma tripartite. Ao contrário do texto da semana passada (cf. Kiymzarslan) que trás uma distinção feita entre abordagens de ensino e aprendizagem baseadas nos fatores ambientais (environmentalists) em contraposição àquelas baseadas em fatores inatos (nativists) apenas, os autores nos apresentam uma terceira modalidade: a teoria interacionista. Ela apresenta, portanto os nativistas – Chomsky e a gramática universal, o modelo monitor de Krashen; os ambientalistas – Schumann e o modelo de aculturação; e os interacionistas – Givón e a teoria funcional-tipológica, o modelo multidimensional. Os autores nos alertam para teorias muito simplistas e encorajam mais pesquisas que possam elucidar o processo de aquisição de segunda língua.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.