VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]4 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 13:22:36 04/10/05 Sun
Author: Tatiana Diello
Subject: Semana 7 - A contribuição de Krashen para os estudos sobre aprendizagem e aquisição

UFMG
PosLin
DISCIPLINA: LIG 905 Seminário de Tópico Variável de Lingüística Aplicada – 2005/1o
Professora: Vera Menezes.
Aluna: Tatiana Diello Borges.
Semana 7 (11 a 15.04).
A contribuição de Krashen para os estudos sobre aprendizagem e aquisição.


Após realizar algumas leituras a respeito dos escritos de Krashen percebe-se que várias são as contribuições deste autor no tocante à aprendizagem e aquisição de línguas.
Dentre estas destaco:

1a) Contribuições no campo da leitura: a) Free Voluntary Reading: de acordo com Krashen, crianças que lêem tendem a desenvolver um interesse maior pela leitura. Pesquisas mostram que livros interessantes ampliam a habilidade das crianças de lerem ao longo de toda a vida. Leitura com o propósito de recreação, divertimento estimula o desejo do leitor a ler sobre outros tópicos e áreas de interesse. Existem muitas habilidades que podem se aprendidas por uma criança, ou até mesmo por um adulto, quando a leitura se realiza. Estas habilidades incluem: conhecimento de regras gramaticais, ortografia correta, vocabulário e estilo de escrita. Leitores que lêem com maior freqüência são, geralmente, melhores leitores e escritores do que aqueles que lêem com menos freqüência; b) Sustained Silent Reading: conforme argumenta Krashen, um determinado período de tempo, ao longo do dia, deveria ser disponibilizado às crianças para que estas pudessem ler em silêncio em um ambiente descontraído, uma vez que tal procedimento estimula a afeição à leitura; e, c) Leitura Extensiva: Krashen aponta que alguns estudos indicam que a leitura extensiva de textos interessantes propicia ao estudante de língua estrangeira (1) aprender vocabulário novo e revisar o anterior, (2) melhorar a atitude em relação à leitura e ao aprendizado de língua, (3) desenvolver a habilidade de escrita e (4) aprender a ler mais fluentemente.

2a) Contribuição da Input Hypothesis no campo de aquisição e aprendizagem de línguas: tal hipótese clama que adquirimos língua quando entendemos as mensagens que as pessoas nos transmitem e quando compreendemos o que lemos. Para Krashen, esta compreensão ocorre apenas por meio de recebimento de insumo compreensível (comprehensible input). Segundo o autor, professores de língua estrangeira/segunda deveriam sempre enviar mensagens significativas a seus alunos e criar oportunidades para que estes pudessem acessar estruturas i+1 com o objetivo de compreender e expressar significado. Um exemplo fornecido por Krashen é que o professor poderia dar uma ênfase maior para as atividades de interpretação oral e de textos. De fato, muitos professores de inglês como segunda língua ou língua estrangeira aprenderam a criar condições ideais para a aquisição de línguas ao fornecer a seus alunos insumo compreensível. Os benefícios desta abordagem são óbvios seja onde for que esta tenha sido aplicada consistentemente.

3a) Contribuições no campo da instrução formal X instrução informal: após ler o capítulo do livro Second Language Acquistion and Second Language Learning dedicado aos ambientes lingüísticos formais e informais em aquisição e aprendizagem de línguas percebe-se que Krashen contribui com este campo ao argumentar que tanto ambientes lingüísticos formais quanto informais colaboram para a proficiência em segunda língua, mas realizam isto de maneiras diferentes: uma exposição intensiva à língua em ambientes informais pode fornecer tanto a adultos quanto à crianças o insumo necessário para que a aquisição aconteça. No tocante à sala de aula, esta pode cooperar de duas formas, uma vez que este ambiente formal tem o potencial para encorajar tanto à aquisição quanto o aprendizado. Em outras palavras, a sala de aula pode servir como intake de um ambiente informal e ao mesmo tempo preencher o papel de um ambiente lingüístico formal.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.