VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]4 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 09:27:42 04/11/05 Mon
Author: Rita
Subject: A contribuição de Krashen para os estudos sobre aprendizagem e aquisição.semana 07

UFMG
PosLin
DISCIPLINA: LIG 905 Seminário de Tópico Variável de Lingüística Aplicada – 2005/1o
Professora: Vera Lucia Menezes de Oliveira e Paiva
Aluna: Rita de Cássia Augusto
Semana 7 (11 a 15.04).
A contribuição de Krashen para os estudos sobre aprendizagem e aquisição.


Baseado nos diversos textos que abordam a produção intelectual de Krashen sobre aquisição de línguas é possível afirmar que esse estudioso e pesquisador dos fenômenos relacionados com a aquisição de línguas tem contribuído imensamente para quebrar paradigmas, provocar discussões e ajudar no avanço em relação à compreensão do processo de aquisição de línguas principalmente a aquisição de L1 e L2.

Embasando-nos nos textos lidos é possível afirmar que Krashen elaborou uma teoria de aquisição de lingua estragrangeira/Segunda língua bastante abrangente, que se divide em cinco parte e cuja parte central é a hipótese do insumo língüístico compreensível( comprehensble input). Segundo essa teoria existe apenas uma forma de se adquirir uma língua, ou seja, mediante a compreensão de mensagens através do insumo lingüístico compreensível. Entretanto, esse insumo lingüísitco deve estar num nível de i+1; i= ao estágio atual do aprendiz e +1= a um estágio que estaria um pouco acima do estágio atual do aprendiz.

Além da hipótese dos insumo lingüístico compreensível faz parte da “grand theory” quatro outras hipóteses tais como:
a) a hipótese referente a aquisição x aprendizagem; essa hipótese postula que o processo de aprendizagem de LE ou SL( língua estrangeira ou Segunda língua) compreende dois sistemas distintos: aprendizagem e aquisição- aprendizagem é um processo consciente que tem como resultado o “saber sobre a língua”, enquanto que aquisição traduz-se por um processo inconsciente, idêntico ao que é utilizado pelas crianças quando da aquisição da L1
b) a hipótese da ordem natural: de acordo com essa hipótese existe uma previsibilidade na forma como nós adqurirmos as regras de uma língua.
c) Hipótese do monitor: essa hipótese postula que a produção da fala passa por uma espécie de editor(monitor). O falante recorre ao processo conscienteda aprendizagem para fazer correções e ou modificações na sua produção oral.
d) Hipótese do filtro afetivo: segundo essa hipótese o filtro afetivo é constituído pelas condições emocionais do aprendiz. Isto significa que o insumo lingüístico é necessário para a aqusição , mas não e o suficiente. O aprendiz deve estar receptível a esse insumo linguístico. O filtro afetivo alto é caracterizado por desmotivação, falta de auto-confiança e ansiedade em relação à aprendizagem. O filtro afetivo estará baixo quando o aprendiz não se deixa influenciar pelas possibilidades de insucesso ou quando possui uma atitude positiva em relação à cultura da língua alvo.

Ao situar a sua teoria no espaço das práticas pedagógicas Krashen afirma que baseado na hipótese do insumo língüístico compreensível a sala de aula pode ser considerada um excelente locus para a aqusição de Segunda língua e reforça que para os iniciantes a sala de aula pode ser muito melhor do que o mundo “de fora’ uma vez que o que o mundo externo à sala de aula oferece, na maior parte das vezes, é insumo incompreensível . Em relação aos professores Krashen afirma que a teoria do insumo compreensível e do filtro afetivo re-elabora o conceito de professor eficiente, pois o professor eficiente deverá ser aquele que possa oferecer insumo língüístico e ajudar a torná-lo compreensível num contexto de baixo filtro afetivo. Krashen questiona ainda até que ponto o ensino de língua é necessário? O auto responde à essa pergunta afirmando que o ensino de língua é necessário quando isto é uma das principais ou única forma de insumo compreensível, principalmente Quando se trata de iniciantes ou de alunos de língua estrangeira que não tenham tido muita chance de obter esse insumo lingüístico fora da sla de aula

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.