VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]4 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 14:23:19 04/11/05 Mon
Author: Valdênia Almeida
Subject: Semana 7 - A contribuição de Krashen para os estudos sobre aprendizagem e aquisição

Lig 905
Professora: Vera Menezes

KRASHEN, S. Principles and Practice in Second Language Acquisition. Oxford: Pergamon Press, 1982
KRASHEN, S. Second language acquisition and second language learning. Disponível em:
http: // www.sdkrashen.com/ SL_Aquisition_and_Learning/ index.html

Krashen contribuiu em muito para o maior conhecimento e compreensão do processo de aquisição de uma língua, seja através de seus livros, artigos e pesquisas, ainda que estas, às vezes, assumissem um caráter informal.

Ao escrever sobre o uso do Modelo Monitor Krashen apresentou conceitos, fatores e hipóteses que viriam a influenciar as mudanças metodológicas do processo de ensino e aprendizagem. Novas visões acerca deste processo passaram a ser discutidas.

Duas fortes hipóteses do Modelo Monitor são a hipótese do insumo compreensível e do filtro afetivo, que segundo o autor, aumentam grandemente o potencial d potencial de aquisição do apreendiz. Assim, quando o aprendiz é exposto a um insumo não simplificado, ou seja, um insumo rico em estruturas e situações linguísticas, e, quando o apreendiz tem um bom relacionamento com os falantes nativos da língua, a aquisição ocorre. Krashen apresenta algumas pesquisas que confirmam estas hipóteses, entre elas o estudo com o imigrante Armando, um mexicano trabalhador de um restaurante Israelense em Los Angeles que, após dois anos, aprendeu a falar em hebraico mais fluentemente que em inglês devido a sua ligação afetiva com os donos do restaurante.

Outra contribuição de Krashen seria a distinção entre aquisição e aprendizagem. Distenção esta que fez muitos refletiram sobre o processo de exposição a uma língua, a instrução formal, foco na forma, trazendo novas perspectivas para o ensino e aprendizagem de línguas.

O autor também ilumina o campo da aquisição com as variáveis individuais. O autor classifica os aprendizes em três tipos: 1) O super usuário que se preocupa muito com a aprendizagem de regras e acaba por se tornar um falante hesitante e sem fluência; 2) O aprendiz under usuário que seria o outro extremo. Um aluno que não se preocupa com as regras, comete muitos erros e não tem preparo nem consciência para os corrigir; 3) E o aprendiz equilibrado, que encontra um balanço entre a aprendizagem de regras e o uso da língua em situações comunicativas.

Podemos ainda numerar outros diversos pontos abordados por Krashen que serviram de contribuição para a aquisição e aprendizagem de línguas, entre eles: 1) O conceito de Aptidão, que pode ser medida com um teste e Atitude que estaria ligada a fatores afetivos que irão motivar ou não o aprendiz. 2) O papel da língua materna e sua influencia na aquisição de uma L2. 3) O processo mental que envolve a aquisição. 4) A dicotomia teoria e prática que foca a sala de aula. 5) As rotinas e padrões linguísticos. Sendo a rotina a memorização de frases inteiras e, os padrões a memorização de estruturas modulares em aberto, como, por exemplo, That is a __________.

Em suma, podemos claramente perceber a tamanha contribuição de Krashen que abordou inúmeros tópicos concernentes ao processo de aquisição e aprendizagem.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.