VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123[4] ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 19:05:47 03/13/05 Sun
Author: Danilo Cristófaro
Subject: Semana 3 - A construção de Teorias de Aquisição

UFMG – PosLin
DISCIPLINA: LIG 905 Seminário de Tópico Variável de Lingüística Aplicada - Professora Vera Menezes – 2005/1

Aluno: Danilo Cristófaro Alves da Silva
Semana 3 (14 - 18 de março)

A construção de Teorias de Aquisição
Larsen-Freeman & Long introduzem alguns dos conceitos e procedimentos básicos para a formulação de teorias e argumentam que o entendimento deste processo é necessário para a produção de pesquisas de relevância científica. Os autores criticam o fato de que, atualmente, muitas das pesquisas realizadas são cumulativas, e não são suficientemente claras nos seus propósitos. Para eles, o valor da pesquisa poderia ser ainda maior, caso fossem orientadas, de forma mais contundente, pela teoria.
Dois tipos de teorias são descritas: a forma set-of-law e causal-process. O capítulo segue descrevendo os tipos e formas de teorias, e a relação entre elas.
O texto discute , então, algumas das inúmeras teorias de SLA e as dividem em três grupos: a Nativist theory, que tenta explicar a aquisição de línguas através de um modelo nato, biológico, e que carrega noções cognitivas; a Environment Theory que argumenta que a experiência de vida de um indíviduo é mais importante do que as características de estrutura interna;e, finalmente, a Interactionist theory que tenta explicar que as duas características (biológicas e de exposição ao meio) explicam o processo de aquisição de língua. Finalizando, os autores explicitam as dificuldades em se decidir o momento certo de se abandonar uma determinada teoria e alertam para o fato de que teorias (em particlular teorias em SLA) podem colocar a comunidade científica da área no caminho certo, assim como desviá-los do caminho; e que uma centralização de interesse em uma só teoria não promove o desenvolvimento saudável, necesssário para o avanço na área pesquisada.
Já no texto de Mclaughlin, o autor, dentro do modelo de Lightbown, descreve três categorias de pesquisa, e apresenta sua visão de que a última das três, a hypothesis-testing studies é o começo de toda e qualquer pesquisa. Para ele, todo pesquisador começa com uma hipótese sobre um fenômeno, e que esta hipótese sempre emana de uma teoria sobre algum dado. Mclaughlin enfatiza que não há teoria sem hipóteses, e, a partir daí, apresenta três pressupostos: A teoria é flexível (permite que ela se altere comnovos dados em sua formulação); não existe um único método científico (experimentos científicos e pesquisa descritiva têm valor científico de mesmo peso); e não existe uma verdade absoluta na ciência (pois isto é contra-produtivo).
O autor descreve a natureza da teoria, suas funções (entendimento, transformação e previsibilidade) e tipos (forma dedutiva e indutiva; micro e macro conteúdo).
Mclaughlin descreve então, que o processo de construção de teorias passa pelo entendimento de que pesquisa e teoria são inseparáveis, e que no desenvolvimento de uma disciplina, muitas vezes, uma teoria evolve da observação de generalizações inicialmente não-relacionadas. Nenhuma teoria se apóia em uma observação isolada e que o processo natural de uma teoria, dentro de uma disciplina em formação, é ser substituída por uma melhor. Como tema final, Mclaughlin lida com a avaliação de teoria e sugere normas de validação propostas por Kaplan, divididas em três categorias: normas de correspondência, normas de coerência, e normas de pragmática. Fechando sua introdução, o autor acrescenta ainda a condição de falsifiability. Teorias que preenchem todos os critérios de validação, mas não têm valor de peso por se sustentarem em um campo restrito.

Aluno: Danilo Cristófaro Alves da Silva
Semana 3 (14 - 18 de março)

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.