VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123[4] ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 04:25:37 03/14/05 Mon
Author: Tatiana Diello
Subject: Semana 3 - A construção de teorias de aquisição

LIG 905 – Seminário de Tópico Variável em LA ao Ensino de Língua Estrangeira
Profa. Dr. Vera Menezes.
Aluna: Tatiana Diello.


Barry McLaughlin, ao longo do texto, trata da aprendizagem de segunda língua em adultos e o foco é na teoria – como esta guia a pesquisa e como a teoria é avaliada em termos de pesquisa. Para ele, teorias boas são aquelas nas quais os dados se ajustam bem, são consistentes com formulações relacionadas, são claras em suas previsões e, acima de tudo, podem ser testadas.
O autor aborda três suposições: a) pesquisa é inseparável da teoria; b) não há um único método científico; e, c) não há uma única verdade científica.
Logo em seguida, são relatadas as funções das teorias (entendimento, transformação e previsão) e como a construção destas tem se dado no campo da pesquisa em segunda língua.
Um último tópico tratado pelo autor diz respeito à avaliação da teoria. De acordo com Kaplan, as normas de validação poderiam ser agrupadas em três categorias: normas de correspondência, coerência e pragmática. A primeira relaciona-se ao nível semântico, a segunda ao nível sintático e a terceira à aplicação da teoria.


Larsen-Freeman e Long também discutem acerca de teorias de aprendizagem de segunda língua. Vale ressaltar que o termo utilizado é aquisição e não aprendizagem.
Os autores argumentam que o propósito deles não é priorizar uma determinada teoria em detrimento de outra, mas sim o de se prestar atenção no valor desta para se motivar a pesquisa em aquisição de segunda língua.
Em seguida, dois tipos de teorias são apresentados (the set-of-laws form e the casual-process form) e juntamente com elas a explicação de que estas não são, de maneira alguma, as únicas existentes nas ciências sociais.


Schumann, em seu artigo, revê algumas literaturas filosóficas que argumentam que falsificação/refutação é difícil se não impossível de ser alcançada.
Na literatura da Lingüística Aplicada há a alegação de que a aquisição de segunda língua bem sucedida é o resultado de fatores sociais, psicológicos e afetivos. O argumento de que esta alegação foi refutada é examinada e verificada como insustentável.
Vários problemas com falsificação/refutação como uma estratégia de construção e validação das teorias em aquisição de segunda língua são discutidos e, por fim, há a argumentação de que a exploração de conceitos para gerar novas formulações é uma proposta mais produtiva para a construção de teorias em aquisição de segunda língua.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.