VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123[4] ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 14:31:11 03/14/05 Mon
Author: Grace Teles
Subject: Resumo semana 3

RESUMO SEMANA 3
Aluna: Grace Teles
Professora: Vera Menezes
Curso: Lingüística Aplicada/1º semestre de 2005


Mclaughlin (1987) discute três tipos de pressuposições acerca do que é feito como pesquisa em Aquisição de Segunda Língua (SLA). A primeira delas trata de estudos descritivos quando coletamos amostras de aprendizagem e as comparamos com falas espontâneas ou eliciadas. Outro tipo é o que o autor chama de estudos pedagógicos experimentais, onde o objetivo é o manejo e a verificação de uma ou mais variáveis que possam demonstrar a ocorrência de aprendizagem. O terceiro é apresentado como estudos que testam hipóteses, isto é, o pesquisador formula uma hipótese e depois testa sua veracidade ou inconsistência. Mclaughlin apresenta também a natureza e funções da teoria. De forma geral, o propósito de uma teoria é provocar maior compreensão sobre os fenômenos específicos, transformar a relação entre leis e fatos, e, ainda, servem como estímulo à realização de novas pesquisas.
Larsen-Freeman e Long (1991) trazem uma tônica mais crítica e menos descritiva que MacLaghlin. Para eles existe uma diferença que se sobressai quando o assunto é teoria. Discutir sobre uma teoria em específico, pouco benefício pode trazer para a área de SLA. O que se faz necessário é questionarmos o valor de uma teoria que motive a pesquisa em SLA. De acordo com os autores, existem basicamente dois estilos de se fazer inquirições cientificas: the set-of-law-form e the causal-processes form. No primeiro caso, recolhe-se informação sobre um fenômeno em específico. Sua veracidade, a priori, não é importante, mas a observação de um padrão repetitivo que gera generalizações ou leis. O segundo estilo tenta mostrar quando um fenômeno pode ocorrer, porquê e como.
Beretta e Crookes (1992) apontam para a importância da construção de novas teorias e produção de conhecimento para o campo da SLA. Para os dois autores, dois componentes das pesquisas descritivas são essenciais: os que possam revelar e os que possam produzir novas hipóteses para a construção de teorias em SLA. Mencionam também a quem a pesquisa e seus resultados favorecem. Questionam o papel do raciocínio dos pesquisadores e fatores sociais que podem coincidir com os valores do sujeito-pesquisador e da comunidade científica.
O ponto principal, no entanto, entre os três textos, aparece de forma contundente em uma citação no texto de Beratta e Crookes. A teoria servindo um ou outro propósito deve, acima de tudo, “transcender os objetivos pessoais de quem por motivação as desenvolve e defendê-la como argumentos racionais” (Thargard apud Beretta e Crookes, 1992).

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.