VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123[4] ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 18:47:15 03/14/05 Mon
Author: Rodrigo Durval de Lacerda
Subject: Semana 3: Construção de teorias de aquisição

Aluno: Rodrigo Durval de Lacerda
Professora: Vera Menezes

Larsen-Freeman e Michael Long abrem seu artigo Theories in second language acquisition Larsen-Freeman e Michael Long fazendo alusão às palavras ‘teoria’ e teórico, dizendo que elas evocam respostas tanto em ensino de língua como em círculos de pesquisa.

Os autores opinam que a proposta e o valor das teorias em ciências sociais não são, ainda, amplamente entendidos em nosso campo. Segundo eles, a mais rigorosa teoria poderia acelerar o progresso na pesquisa em SLA e, inclusive, servir como um caminho para proteger professores de língua de sedutoras porém inadequadas receitas teóricas básicas da sala de aula.

Eles também descrevem e criticam exemplos de três maiores classes de teorias em aquisição de segunda língua: nativista, ambientalista e teoria interacionista.

Aludindo à explosão de pesquisa de base de dados no campo da SLA, acrescentam a insatisfação expressada pelas próprias pesquisas e pelos consumidores potenciais, que seriam os professores de língua.

Em resumo, a proposta dos autores não é discutir por uma teoria particular, mas pelo valor da teoria, em geral, motivando a pesquisa em SLA.

Teorias são definidas por eles como aquilo que envolve uma afirmação para explicar o fenômeno, ou o caminho onde eles interagem. Sendo assim, negam que uma teoria represente apenas um depósito de informação, mas, em substituição, objetivos para um entendimento do fenômeno.

Os autores trazem ao nosso conhecimento os dois maiores tipos de teoria, que são THE SET-OF-LAWS-FORM e THE CAUSAL-PROCESS FORM, e estabelece uma minuciosa distinção entre elas.

No artigo Theories of Second-Language Learning, o autor se interessou pela aprendizagem de segunda língua em adultos, com o foco na teoria – como a teoria informa e conduz pesquisa e como a teoria é avaliada nas bases da pesquisa.

Ele começa discutindo três suposições que são básicas para o empreendimento da pesquisa científica, incluindo o campo de aprendizagem de segunda língua por adultos. As suposições apresentadas são:

1a) Pesquisa é inseparável de teoria.
2a) Não existe um método científico.
3a) Não existe uma única verdade científica.

Em The nature of theory o autor resgata a definição de teoria como uma maneira de interpretar, criticar e unificar generalizações estabelecidas.

Em The functions of theories Barry McLaughlin considera que uma teoria é ao mesmo tempo um sumário de fatos e leis conhecidos e uma conjetura sobre as relações entre eles. E conclui que teorias nos ajudam a entender e organizar os dados da experiência.

Nesta seção o autor nos apresenta também uma segunda função das teorias, que é a transformação, afirmando que novas teorias mudam a relação entre leis e fatos.

Outras afirmações sobre teorias é que elas guiam predições e que boas teorias estimulam pesquisa.

Em The Construction of theories, o autor resgata a idéia que pesquisa é inseparável de teoria. Acrescenta que na fase inicial de desenvolvimento de uma disciplina, pesquisa é freqüentemente guiada por uma pró-teoria.

Neste artigo, as teorias são divididas em dedutivas e indutivas.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.