VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123[4] ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 18:53:55 03/14/05 Mon
Author: Luciana Fiuza
Subject: Sem 3 - A construção de teorias de aquisição

Universidade Federal de Minas Gerais
Faculdade de Letras
Mestrado em Lingüística
Disciplina: Lingüística aplicada ao ensino de línguas
Professora: Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva

Aluna: Luciana Fiúza de Sousa


A construção de teorias de aquisição


Os textos estudados apresentam uma base para o desenvolvimento das teorias em aquisição de segunda língua. Os textos, de fato, dialogam relativamente bem entre si.
McLaughlin, por exemplo, observa que a teoria informa e norteia a pesquisa. Ele apresenta três tipos de pesquisa: estudos descritivos, estudos experimentais e estudos de teste de hipóteses, ele ressalta que qualquer pesquisa, no entanto, mesmo que de maneira implícita envolve a confirmação de hipóteses, isso vai de encontro ao que Larsen-Freeman e Long propõem que, não só estudos experimentais, mas também os descritivos são bastante úteis para a pesquisa em segunda língua. McLaughlin posteriormente nos mostra três asserções bastante interessantes: pesquisa é inseparável da teoria (apresentando características da teoria como a de ser flexível e heurística), não há um único método científico (não há só experimentos, mas há também outros métodos como o descritivo, por exemplo) e finalmente não há uma única verdade científica.
Quanto às funções da teoria, o autor nos apresenta a função de entender algo, transformar algo e/ou predizer algo, e nos informa que as teorias se constroem a partir de outras generalizações. Ele argumenta, ainda que ao se avaliar ou validar uma teoria há três normas: correspondência (que avalia a adequação de determinada teoria), a coerência (que observa as relações da teoria com outras já estabelecidas), e a pragmática (ou como a teoria se presta à prática ou quão efetiva ela serve aos propósitos científicos). Larsen-Freeman e Long nos apresentam dois conceitos bastante relevantes sobre as funções das teorias: a forma de ‘leis’ (ou as generalizações ou leis que são conhecimentos confirmados ) e a forma causal (que além de buscar o conhecimento, busca também explicar os porquês desses fenômenos) que, segundo eles, são formas de pesquisa que se apresentam em um continuum. Uma questão bastante interessante abordada por McLaughlin é a falsificação. Segundo, ele outra condição (além das três apresentadas anteriormente) para a avaliação de uma teoria, é ela poder ser ‘falseada’ ou seja, testada e passível de ser ‘desconfirmada’ em outro experimento.
Para Schumann, por outro lado, o falseamento de hipóteses não é uma questão assim tão simples, isso porque a maioria dos estudos recorre a uma gama de outras teorias que são construtos presumidamente corretos, esse fato é inclusive apresentado por McLaughlin quando esse nos informa que uma teoria se constrói a partir de outras. Schumann propõe que, ao invés de se utilizar o conceito de falseamento, uma estratégia mais apropriada seria a ‘exploração’, ou seja para se averiguar os dado seria necessário expandir, revisar, e entender a validade dos construtos utilizados na construção da teoria.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.