VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123[4] ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 20:24:07 03/15/05 Tue
Author: Danilo Cristófaro
Subject: SCHUMANN- Some problems with falsification

UFMG – PosLin
DISCIPLINA: LIG 905 Seminário de Tópico Variável de Lingüística Aplicada - Professora Vera Menezes – 2005/1

Aluno: Danilo Cristófaro Alves da Silva
Semana 3 (14 - 18 de março)

SCHUMANN, J.H. Some problems with falsification: an illustration from SLA research.Applied Linguistics. v. 14. n. 3. p. 295-306, Sept.1993.

Em seu artigo, Schumann descreve que o campo de SLA tem se valido, e utilizado, do conceito de falsificabilidade (falsifiability) sem se apoiar em sólidas bases teóricas. O autor agumenta que existem vários problemas na noção de falsificabilidade. Um deles, é o de que toda hipótese se sustenta numa rede de pressupostos auxiliares, e que, quando uma hipotese é testada e o resultado esperado não ocorre, não se pode determinar com exatidão se o erro está na hipótese, ou na rede de pressupostos auxiliares.

Como exemplo, o autor cita o SPA (social/psychological/affective factors) e o fato de que vários autores argumentam que o desempenho em SLA é determinado pela SPA. Apesar disto, não há como medir precisamente, de modo individual, o impacto individual, destas variáveis no aprendizado.

Outro problema com a noção de falsificabilidade apresentado é o de que a formulação de um determinado construto pode parecer inadequado como causa de um fenômeno, e consequentemente, fazer com que alguns pesquisadores interpretem o ocorrido como evidência de falsificação.

Como alternativa de se testar uma teoria, o artigo indica o caminho de se estudar as hipóteses partindo-se de um outro ponto de análise, ou mesmo de uma outra área. Outra estratégia de exploração sugerida pelo autor, para que se possa verificar um construto dentro de uma teoria, é o do reducionismo, ou seja, explorar as questões em esferas menores como forma de testar a validade de um construto.

Schumann encerra o artigo concluíndo que o conceito de falsificabilidade é fraco como apoio, para que possamos usá.lo como base de avaliação de teorias, e consequentemente, no progresso do campo de SLA.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.