VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123[4] ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 03:54:53 03/21/05 Mon
Author: Tatiana Diello
Subject: Semana 4 - A construção de teorias de aquisição

UFMG – PosLin
DISCIPLINA: LIG 905 Seminário de Tópico Variável de Lingüística Aplicada - Professora Vera Menezes – 2005/1

Aluna:Tatiana Diello Borges.
Semana 4 (21-24 de março)
A construção de Teorias de Aquisição


Van Lier em seu texto trata, basicamente, da questão da construção de teoria no que se refere à aquisição de segunda língua. Nesse sentido, alguns aspectos são abordados e destacados a seguir:

a)Suposições, questões, definições: são apresentadas quatro. A primeira delas diz respeito a seguinte questão: o que é o campo de aquisição de segunda língua? Segundo o autor há uma grande heterogeneidade no tocante à conceituação deste campo: alguns o situam na Lingüística, outros na Educação, alguns o entendem como um campo independente com conexões com outros vários e assim por diante.
A segunda se refere à necessidade de examinar os significados e as relações entre os conceitos de evidência e documentação e descrição, explicação e entendimento: Van Lier afirma que a distinção entre descrição e explicação nunca é algo claro porque sempre que descrevemos, explicamos e sempre que explicamos, descrevemos. Isto se deve ao fato de que descrição implica interpretação e esta faz parte da explicação. O autor conclui que realizar algum tipo de distinção categórica entre pesquisa descritiva e explicativa é enganoso. Uma distinção entre explicação e entendimento também deve ser considerada, uma vez que estes são processos fundamentalmente diferentes nas ciências naturais, humanas e sociais.
A terceira questão levantada pelo autor diz respeito ao fato de que não há motivo para a existência de uma oposição entre relativismo e racionalismo dentro do campo da SLA: um pesquisador pode ser um relativista metodológico e também acreditar no valor da racionalidade.
O quarto e último ponto abordado por Van Lier está relacionado à questão da especialização: no geral, um campo de estudo se torna mais maduro quando seus estudiosos se especializam em diferentes atividades; entretanto, assim que este ponto é alcançado, especializações adicionais se transformam em fragmentação e, conseqüentemente, o campo torna-se improdutivo.
b)Método científico e teoria: de acordo com o autor, método e teoria têm sido definidos de diversos modos, mas o primeiro é basicamente uma maneira de realizar “coisas” e quando relacionado à teoria significa uma maneira de obter um conhecimento maior acerca de um fenômeno.
c)O propósito e a conduta da teoria: conforme afirma Lorenz (1963) existem dois propósitos básicos para se teorizar: querer saber e querer ajudar. Ambos, de acordo com Van Lier, são igualmente válidos e complementares, embora possam levar a conflitos. Tais conflitos, basicamente, estão relacionados à idéia de que a teoria deve ser separada da prática e vice-versa. O autor sugere que a conduta/ procedimento de uma determinada teoria deve considerar a união da prática com a teoria.
d)A teoria da prática (The theory of practice): segundo Van Lier, teoria não é algo construído e subseqüentemente aplicado à prática e, sim, uma dimensão reflexiva desta.
e)Epistemologia e Axiologia: o autor afirma que devemos colocar valores morais e princípios éticos como aspectos centrais no campo de aquisição de segunda língua. Os princípios básicos que guiam as pesquisas no campo da SLA não deveriam ser apenas conceitualmente claros, mas também moralmente transparentes.
f)Uma SLA alternativa?: Van Lier finaliza seu texto argumentando que não é sua intenção propor uma SLA alternativa, mas aponta que parecem existir algumas inseguranças neste campo de estudo e que estas merecem consideração. Tais medos seriam: da diversidade; da prática; da reflexão e da teoria.

Spolsky discute em seu texto um modelo que engloba uma teoria geral de aprendizagem de segunda língua. Tal modelo é composto por cinco aspectos: 1o)um de seus objetivos é tentar ser geral, ou seja, combinar em uma única teoria todos os aspectos do aprendizado de segunda língua; 2o)por se tratar de uma teoria geral, na qual existe o risco desta se tornar muito ampla e obscurecer os detalhes, há a necessidade de o modelo ser preciso e claro a respeito da natureza dos objetivos e dos resultados da aprendizagem; 3o)o modelo é integrado e interativo, isto é, ele assume que todas ou muitas partes dele se aplicam a qualquer tipo de aprendizado. Sob esta perspectiva, alguns dos componentes da teoria talvez não sejam relevantes, mas todos apresentam potencial para ser; 4o)o modelo preza pela utilização de uma abordagem que inclua explicitamente um ecletismo valioso. Em outras palavras, tal abordagem é alcançada através de um modelo que reconheça que as diversas condições para o aprendizado de línguas não são todas condições necessárias, sem as quais a aprendizagem não acontecerá, mas sim que existem outros tipos, tais como: graded e typicality; e, 5o)neste modelo considera-se a necessidade firme e clara de se estabelecer uma teoria geral de aprendizagem de segunda língua dentro de um contexto social.
O autor após apresentar estes cinco aspectos finaliza seu texto mencionando uma lista de setenta e quatro condições que ele julga relevantes para a aprendizagem de segunda língua. Tais condições, no geral, podem ser: necessárias, sem as quais o aprendizado é impossível; graded ou typicality, as quais se aplicam previsivelmente, mas não necessariamente.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.