VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123[4] ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 16:55:30 03/21/05 Mon
Author: Luciana Fiuza
Subject: A construção das teorias de aquisição – semana 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
FACULDADE DE LETRAS
PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGÜÍSTICOS
LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUAS
Prof.a : Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva

Aluna: Luciana Fiuza de Sousa


A construção das teorias de aquisição – semana 4


Os textos lidos essa semana foram bastante interessantes para complementar as leituras da semana anterior. Isso se mostrou bastante claro no texto de VanLier, em que ele apresenta seu texto como sendo uma resposta aos textos lidos anteriormente (a saber, Long, 1993; Beretta e Crookes, 1993; Gregg, 1993; Schumann; 1993). O autor nos explica que o entendimento (muito mais que a causa) é o fator mais importante na pesquisa em ensino/aprendizagem de línguas, e conceitua ‘entendimento’ (understanding) enquanto um exame metódico e sistemático de aspectos relevantes do fato a ser investigado. Ele aponta que a teoria em SLA é um esforço para alcançar o entendimento. VanLier propõe também que a pesquisa em ensino/aprendizagem de línguas é relativista no sentido que busca (ou deve buscar) uma variedade de conhecimentos científicos. O texto nos mostra que essa diversidade (como foi discutido em nosso grupo anteriormente) é inclusive necessária para a nossa área de estudo, e critica aqueles que se valem da teoria pela teoria, pois segundo ele a teoria deve ser útil (ou seja ‘prática’), portanto devemos abolir a tradicional dicotomia teoria/prática. A qualidade dos resultados de nossas pesquisas (teóricas, práticas e integradas) seriam portanto avaliados de acordo com a condução, o propósito e os resultados.
O texto de Spolsky, por outro lado, faz reflexões acerca de como se construir uma teoria geral de ensino/aprendizagem de segunda língua. Ele nos mostra a dificuldade em se ter uma teoria que seja ao mesmo tempo geral (ou que envolva as várias facetas dessa questão) mas que ao mesmo tempo leve em conta as especificidades do tema. O autor questiona se de fato irá criar uma teoria ou se na verdade irá apresentar os prolegômenos a essa teoria, isso dado aos diversos fatores (ou as condições) que influenciam nesse processo. O autor, na verdade, nos apresenta 74 condições que não nos cabe aqui apresentá-las todas, é importante apresentar, no entanto, os grandes grupos em que foram distribuídos esses fatores: o contexto social (educação, oportunidades, objetivos, etc.); o contexto individual (a motivação, as habilidades físicas, estratégias, etc.). Segundo o autor a inter-relação desses processos é que levam a aprendizagem e não um fator ou outro isoladamente.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.