VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

4/05/24 20:18:07Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1[2]345678 ]
Subject: Autárquicas preocupam PS - Lisboa está tremida, o Porto é dado como perdido


Author:
Filipe Santos Costa, DN, 25/06/05
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 25/06/05 9:34:00
In reply to: Paula Sá, DN, 24/06/05 's message, "PS e PSD descem nas intenções de voto e comunistas sobem" on 24/06/05 17:14:01

Autárquicas preocupam PS - Lisboa está tremida, o Porto é dado como perdido. Só Faro e Sintra dão esperança

expectativas. Depois da campanha que deu maioria absoluta ao PS, socialistas temem penalização

Filipe Santos Costa, DN, 25/06/05

A perspectiva de Manuel Maria Carrilho falhar o objectivo de conquistar para o PS a Câmara de Lisboa é a principal preocupação dos socialistas em relação às eleições autárquicas de Outubro. Mas não é a única. Com o aumento da contestação social às medidas de austeridade anunciadas pelo Governo, aumenta também o nervosismo dos candidatos locais, perante a hipótese de serem castigados pelas decisões de José Sócrates. "A função pública não nos perdoa", dizia há dias ao DN um candidato socialista à presidência de uma câmara.

A vitória em Lisboa e no Porto foi colocada, no início do ano, como uma das principais metas do PS para as eleições locais, mas a sua concretização parece cada vez mais distante. Em Lisboa, as sondagens indicam que Carrilho está a perder terreno e que Carmona Rodrigues vai conseguindo recuperar o capital político que Santana Lopes desbaratou - apesar de o PS ter uma sondagem, encomendada pelo partido, que dá vantagem a Carrilho, o pessimismo na capital é cada vez maior. No Porto, não há sondagem que redima Francisco Assis todos os estudos de opinião dão vantagem a Rui Rio.

No início do ano, José Sócrates e Jorge Coelho colocaram como objectivos do PS, para além da vitória em Lisboa e Porto, ter mais câmaras do que em 2001 e ser o partido mais votado a nível nacional. Este último objectivo parece fácil de conseguir - até em 2001, apesar da hecatombe eleitoral do PS, os socialistas tiveram mais votos que o PSD. Mas, na questão do número de câmaras, o PS não só reconhece à partida que não conseguirá ultrapassar o PSD (que tem mais de 40 autarquias de vantagem) como admite agora que as perspectivas de crescimento não são brilhantes, sobretudo em autarquias grandes.

Nas capitais de distrito, por exemplo, o PS apenas conta roubar ao PSD a câmara de Faro. Na Área Metropolitana de Lisboa, Jorge Coelho aposta tudo em Sintra , mas Oeiras, que tanto agitou os socialistas, já é dada como perdida. O PS, que precisa de crescer, corre ainda o risco de perder câmaras importantes, como Santarém ou mesmo a Guarda, mas também autarquias pequenas, como Amarante (para Avelino Ferreira Torres) e Arganil.

A incerteza coloca-se sobretudo nas autarquias onde os candidatos do PS estão a poucos pontos da vitória. É aí, reconhecem os socialistas, que o clima nacional de contestação ao Governo pode prejudicar os candidatos do PS. Também a aposta em conquistar autarquias ao PCP pode sair frustrada são os comunistas quem está a liderar a contestação às medidas de austeridade de José Sócrates, o que pode dar aos seus candidatos locais um suplemento de simpatia junto do eleitorado.

Perante a perspectiva de derrota, são muitos os candidatos que, desde já, atiram para o Governo a responsabilidade pelos resultados. Mas a tese, avisa um responsável do Largo do Rato, não colhe - "Não é certo que sejamos penalizados pelas medidas impopulares do Governo, porque, nas sondagens, o PS continua a estar muito à frente", diz este dirigente socialista, numa referência aos estudos de opinião ontem divulgados sobre a popularidade do Governo.

Lisboa. Na capital, estão a confirmar-se os piores cenários para o PS. Por um lado, o PSD resolveu as suas divergências internas e Santana Lopes não está a atrapalhar Carmona Rodrigues, como esperavam alguns socialistas. Pior Carmona adoptou um estilo que se demarca do estilo truculento de Santana e de Carrilho, optando por uma pose serena de presidente da câmara (tem sido quase sempre ele a assumir esse papel).

Por outro, a guerra entre Carrilho e a concelhia do PS reflecte-se na eficácia da pré-campanha (ver texto em baixo). O candidato vai acumulando casos e gaffes o excesso de cartazes que mandou afixar, a imagem invertida da cidade que surgia num deles, o polémico vídeo de lançamento da campanha com a mulher, Bárbara Guimarães, e o filho a apelar ao voto no "papá", a polémica entrevista ao Expresso. Acontecimentos que a máquina do partido não perdoa, sobretudo porque não é tida nem achada na campanha - tudo depende de Carrilho e do publicitário Edson Athaíde. Daí as críticas que se ouvem dentro do próprio PS a uma estratégia "desligada da realidade", "que não mobiliza" e que "não dá respostas concretas" às preocupações dos munícipes.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Carrilho deixa socialistas à beira de ataque de nervosF. S. C. e Luísa Botinas, DN, 25/06/0525/06/05 9:38:18


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.