VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

9/05/24 0:42:35Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456[7]8 ]
Subject: "um golpe objectivo do PS, para arranjar um pretexto visível para a sua luta contra o PCP"...


Author:
Eduardo Miragaia
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 19/05/05 13:38:57

JN, 19/05/05

Testemunhos

Eduardo Miragaia

Jornalista

Inicia a sua colaboração no "República" em finais de 72, entrando para a secção de Desporto em meados do ano seguinte. O 25 de Abril de 74 apanha-o na Polícia Militar, de onde escreve uma carta a Otelo Saraiva de Carvalho, considerando que o seu "contributo para a revolução" será maior no jornal. Após o 19 de Maio de 75, já militante da UDP, coordenará a nova comissão de trabalhadores da empresa.

Ainda hoje sustenta que o que passou foi "um golpe objectivo do PS, para arranjar um pretexto visível para a sua luta contra o PCP. Como percebeu, desde cedo, que ia perder, achou que era melhor sair, criando assim um facto político. Lá que foi uma jogada de mestre, do ponto de vista da táctica política, isso foi. Basta ver a repercussão internacional do caso".

E o papel do PCP? "O PCP não teve nada a ver com aquilo. Se tivesse, provavelmente o jornal tinha durado mais tempo. Se alguém ali tinha influência era a UDP e outras correntes de Extrema-Esquerda. Mas não havia intenção de tomar o Poder lá dentro. A intransigência do PS é que foi total", insiste o actual editor da revista "Epicur", que lamenta ter-se desperdiçado, assim, "a possibilidade de fazer um jornal moderno, de Esquerda". E que se lembra bem da defesa armada das instalações pelas Brigadas Revolucionárias, ou da visita de personalidades ilustres, como Daniel Cohn-Bendit, figura de proa do Maio de 68 francês.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
PS "agiu bem" "(...) acelerando as condições para o 25 de Novembro"Arons de Carvalho19/05/05 13:42:26
Quando um jornal se torna o protagonista da luta políticaJoão Mesquita19/05/05 13:46:14
Socialistas saem do IV Governo Provisório Raul Rego e a sua equipa lançam o jornal "A Luta"João Mesquita19/05/05 13:52:00
Divergências sobem de tom na "família antifascista"João Mesquita19/05/05 13:55:26
é muito pouco corajoso que a verdade venha ao de cima 30 anos depois! Porque não mais cedo?João Luís19/05/05 14:11:53


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.