VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

7/06/24 14:35:36Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345[6]78 ]
Subject: O problema estrutural e este, baixa qualificacao


Author:
Paulo Silva
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 27/07/05 14:56:42
In reply to: Paulo Silva 's message, "Investir em ciencia" on 27/07/05 14:43:28

Baixa frequência no Se cundário e no Superior
estudo Retrato da educação em 30 países europeus mostra melhorias significativas nos últimos anos Portugal abaixo da média na formação de estudantes com o 12º ano e com curso universitário manuel azevedo

Mais de 64% dos portugueses entre os 25 e os 34 anos não possui o 12º ano. A média dos 25 países da União Europeia situa-se nos 25,1%. O panorama é semelhante no Ensino Superior


Fernando Basto

Onúmero de portugueses com formação escolar ao nível do Ensino Secundário continua a ser dos mais baixos na Europa a 25. Se considerarmos a população com idade entre os 25 e os 34 anos, verifica-se que 64,7% não possui o 12.º ano, enquanto a média europeia situa-se nos 25,1%. Pior do que Portugal só Malta, com 71,2% sem estudos secundários.

Estes e muitos outros dados constam do estudo "Os Números-Chave da Educação na Europa 2005", organizado pela Rede Eurydice. Trata-se de um estudo comparativo que visa proporcionar um panorama amplo do funcionamento dos sistemas educativos na Europa.

Se olharmos para as formações a nível do Ensino Superior, constata-se que Portugal detém, igualmente, um dos níveis mais baixos de população formada com idades compreendidas entre os 30 e os 64 anos apenas 12,9%. A média da União Europeia é de 24,3%.

Mais mulheres

Entre a população que conclui um curso de nível superior, as mulheres estão em maior número do que os homens na maioria dos países. Neste aspecto, Portugal é o terceiro com mais mulheres, em que a proporção ultrapassa o dobro.

Ao nível dos tipos de formação, o estudo constata que o número de graduados em áreas científicas e tecnológicas tem vindo a aumentar nos últimos anos. Em 2001, 6,5 em cada mil habitantes com idades compreendidas entre os 20 e os 29 anos tinha formação superior em ciência e tecnologia, enquanto na EU25 o mesmo número era de 10,9.

Entre os licenciados europeus, mais de 25% completaram estudos em ciências sociais, comércio e direito, apesar de se verificar um aumento do número de diplomados nas áreas das ciências e tecnologias.

Homens nas ciências

As mulheres mantêm a preponderância nas universidades e institutos politécnicos europeus, em particular em áreas como a educação, as artes e humanidades e a saúde e acção social, onde constituem 66% do total de alunos, estando igualmente em maioria nos cursos de ciências sociais, gestão e direito.

Já em engenharia e construção o número de homens é superior (77%), o que acontece igualmente nas áreas de ciências, matemática e informática (62%).

Avaliação externa

O estudo demonstra que a avaliação externa tem sido desenvolvida em muitos países como forma de avaliar a qualidade da educação oferecida. A divulgação dos resultados é uma prática muito recente, tendo sido iniciada nos anos 90.

Em toda a UE25, cerca de um quarto da população está na escola (23,1%). Portugal não fica longe desta média, com 21,3% da população a estudar. No entanto, a partir dos 19 anos, regista-se um decréscimo dos jovens que continuam a estudar. Em Portugal, entre os 0 e os 19 anos, há 76,6% a estudar (79,9% na UE25), enquanto entre os 0 e os 29 anos essa mesma percentagem baixa para 54,5% (58,9% na UE25).

Formação vocacional

A situação mais comum na Europa é a existência de mais estudantes em áreas de formação vocacional do Ensino Secundário do que na formação geral. Na realidade, na UE25, 37,3% dos estudantes do Secundário frequentavam, em 2001/02, o curso geral, enquanto 62,7% estavam inscritos em cursos de formação vocacional.

Contudo, esta tendência não era seguida em 13 países, entre os quais Portugal. No nosso país, 71,2% dos estudantes frequentavam o curso geral, enquanto apenas 28,8% estavam em áreas vocacionais.

De um modo geral, a expectativa de escolaridade (ou seja, o número de anos que uma criança de cinco anos deverá permanecer no sistema de ensino) na UE25 é de 17 anos. Ela varia entre os 14 anos no Chipre, Luxemburgo e Malta até 19 anos, na Bélgica, Finlândia, Suécia, Reino Unido e Islândia. Portugal acompanha a média europeia, com 16,9 anos.

Na União Europeia, mais de 15% dos estudantes frequentam um curso de Ensino Superior. Em Portugal, no ano lectivo de 2001/02 essa média era de 18%.

Investimento

O investimento público na educação representa entre 5% a 6% do Produto Interno Bruto em cerca de metade dos países europeus. O montante que a UE25 continua a investir manteve-se estável durante o período entre 1995 e 2001, mas em constante proporção com o aumento da sua riqueza.

Os números mostram que na UE25, o investimento médio foi de 5,1% do PIB, tendo Portugal investido 5,9%.

Entre os anos em referência, a variação do investimento variou de país para país. Embora a média dos países demonstre estabilidade, em Portugal o investimento em educação aumentou progressivamente.

http://jn.sapo.pt/2005/07/27/em_foco/baixa_frequencia_se_cundario_e_super.html

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.