VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

21/05/26 14:37:38Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345[6]78 ]
Subject: Delírios


Author:
Vasco Pulido Valente
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 26/11/05 22:19:25

Cavaco, como toda a gente sabe, ganha à primeira volta. Pela simples razão de que a esquerda não tem um candidato. Bem ou mal, o eleitorado acha que Mário Soares passou o seu tempo: antes dele, só o general Hindenburg se candidatou à presidência da Alemanha, numa eleição directa e universal, com mais de 80 anos. Contra Hitler, de resto: o que em princípio o justificava. Alegre, esse, não tem justificação possível e, falando muito e muito a despropósito, não conseguiu até hoje explicar quem era e ao que vinha. Louçã e Jerónimo aproveitam friamente a ocasião para fazer propaganda partidária. Não são a sério, e ninguém, como é justo, os leva a sério. Fica, assim, Cavaco, no seu esplêndido isolamento, para ser processionalmente levado a Belém. Num andor, presumo.
A direita, claro, borbulha de gozo. Esperou por este momento desde 1974 e manifestamente não percebe que a ascensão de Cavaco, mesmo à superfície suave e doce, não lhe traz nada. Cavaco representa bem o "silêncio de Estado", como quem engoliu, para impressionar o povo, toda a respeitabilidade e responsabilidade do mundo. Mas, quando desce da altura etérea onde subiu, a pobreza é quase absoluta. Admitindo que irá salvar a pátria, resta dizer como. E ele não diz como, ou, se tenta dizer, sai sempre uma irrelevância ou uma asneira. Admiremos, por exemplo, a ideia de pedir ao Governo ou ao Parlamento que legislem sobre esta ou aquela matéria. Pensou Cavaco no que lhe acontece se o Governo e o Parlamento responderem "não": uma vez, duas vezes, três vezes. Não acabará ali a sua presidência? E que primeiro-ministro ou que partido (ou coligação) aceitará pacatamente essa ingerência absurda e grosseira do Presidente? Estamos no reino do delírio. Como estamos no reino do delírio quando se trata das "reuniões de quinta-feira", que tomaram agora uma dimensão grotesca. Não se manda em Portugal com "reuniões de quinta-feira", que, ainda por cima, dependem exclusivamente da boa-vontade do primeiro-ministro. Coisa que Cavaco sabe por experiência própria; e que até já o levou a ameaçar um eventual "mau aluno" (Sócrates? Marques Mendes?) com o anúncio público da sua professoral reprovação. Ele que experimente e verá o resultado.
Cavaco anda por aí a espicaçar, e da pior maneira, a esperança dos portugueses. Se depois não mudar o país de ponta a ponta, não o espera a homenagem da pátria agradecida. Ele que repare nas linhas com que se coseu.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
A sombria e amarga lucidez dos cínicos... (NT)Visitante Cinico (e numa de pessimismo...)26/11/05 22:34:22
Até ao lavar dos cestos é vindima. Vê-se mesmo que esta VPV é um VIP urbano (NT)Margarida26/11/05 23:02:40


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.