VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: [1]234 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 10:19:52 05/31/06 Wed
Author: Michelle Christine
Subject: semana 12: modelo fractal de aquisição de línguas

PAIVA, V.L.M.O.Modelo fractal de aquisição de línguas In: BRUNO, F.C. (Org.) Reflexão e Prática em ensino/aprendizagem de língua estrangeira. São Paulo: Editora Clara Luz, 2005. p. 23-36

Volte à sua narrativa de aprendizagem e faça uma análise de sua trajetória de aprendizagem à luz do modelo fractal.
Houve alguma coisa imprevisível que mudou o rumo de sua aprendizagem? Que reflexões sobre o ensino de línguas estrangeiras podemos fazer a partir desse texto?


O texto dessa semana “Modelo fractal de aquisição de línguas”, escrito por PAIVA, questiona os modelos de aquisição de SL e LE e propõe um novo modelo: o modelo fractal de aquisição de línguas.

A leitura deste texto me fez refletir muito sobre os modelos de aquisição. Como afirma a autora, os modelos presentes até então não são modelos que apresentam uma visão concisa, mas visões fragmentadas. Além disso, tais modelos consideram a aprendizagem como algo linear e generalizam tal processo.

Refleti muito sobre os livros didáticos que apresentam conteúdos de um modo “crescente” e de como muitas vezes não se leva em conta a individualidade do processo de aprendizagem.

Pensando a partir do modelo fractal proposto, definido como “um sistema dinâmico complexo, composto de subsistemas igualmente complexos e dinâmicos”, encontramos uma justificativa para entender as diferenças de processos de aprendizagem de diversos alunos.

Analisando o meu processo de aprendizagem vejo que ele não foi nenhuma exceção, pois ele foi e é um processo complexo, não-lineal, imprevisível, adaptável, muitas vezes autônomo, contínuo, etc. Passei por vários modelos de aprendizagem e por tipos de escolas diferentes. Além de tudo isso, fiquei amiga de uma professora, o que me incentivou muito.

Mesmo tão fragmentado tal processo e ainda ter a sensação em alguns momentos de estagnação, eu aprendi.

Desta forma uma das observações mais importantes que o texto faz é a de que devemos lembrar sempre que o desequilíbrio gera aprendizagem e que não devemos nos prender ao lineal. Além do mais devemos considerar que o aluno é peça chave no seu processo de aprendizagem e provocar um caos no tal processo para gerar grandes efeitos.

Michelle

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Replies:


[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.