VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

15/12/19 13:02:55Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123[4]56789 ]
Subject: Re: A dissidência da terceira via


Author:
jorge cordeiro (avante)
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 22/05/07 19:15:07
In reply to: Joana Lopes 's message, "A dissidência da terceira via" on 20/05/07 11:47:06

Há os que, para se afirmarem e parecerem ser no presente, têm como única réstia de crédito deitar mão ao que foram no passado e entretanto deixaram de ser. Ou, dizendo de outro modo, valendo pelo que foram e não pelo que são, rebuscam no passado que renegaram algo que lhes permita ser levados a sério no presente. Como que um género de ser o que se não é, porque o que se é... é como se não fosse. Esta categoria de género humano, tão velha quanto a idade histórica de traições ou abdicações, tem necessariamente de ser invocada perante o que se leu e ouviu a propósito de um livro dado à estampa por Raimundo Narciso sob o sugestivo título de «Cunhal e a dissidência da terceira via». Passando ao lado do truque de rentabilizar o filão que o nome e o prestígio de Álvaro Cunhal parecem assegurar à partida a uma obra menor; fingindo não ver, por razões de higiene intelectual, o atrevido descaramento de construir as suas estórias na base de alegadas afirmações atribuídas a quem já não pode categoricamente desmenti-las; deixando à margem, (atendendo ao crédito da obra) como coisa normal algumas das descaradas mentiras a que o autor recorreu para a compor; não ligando ao facto de a prosa se sustentar num conjunto vasto de alegações, eventuais factos e conversas que não podendo, segundo o autor, ser confirmadas (porque inexistentes), sabe também não poderem ter o desmentido que merecem; deixando de lado a comprovada notoriedade que a categoria de «ex», tratando-se de comunistas, vai facultando aos que ainda são pelo que foram – posto tudo isto de lado, e o mais que se poderia acrescentar, retenhamos porém duas anotações.
A primeira, para registar o facto de alguém, quase duas décadas passadas, não ter nada para escrever ou dizer sobre o seu percurso recente, que a supor pela «convicção» com que abalou em direcção a um poder que lhe era prometido em troca de uma mal sucedida operação de desagregação do PCP, daria uma empolgante obra sobre os meandros da dissidência e os meios que a envolvem e promovem.
A segunda, para anotar não ser ainda desta vez que nos é facultado ler o que era suposto o autor escrever sobre a súbita volatilização da substância renovadora do ideal comunista (de que nos tempos em que ainda tinha algum presente para apresentar Narciso jurava estar impregnado) e a não menos repentina adesão às políticas de direita do PS que, talvez rendido ao irresistível argumento ideológico que um lugar no parlamento sempre constitui, conduziu a uma tão precoce desistência do ideal que então o tomava.
Malograda por agora a expectativa de se ler sobre a coisa actual, aguarde-se em novas obras algo sobre essa outra face de um percurso de quem em busca da «terceira via» se meteu por atalhos e vias tortas.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Re: A dissidência da terceira viaafinal...27/05/07 12:25:40


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.