VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

15/12/19 8:38:26Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123[4]56789 ]
Subject: Em filme, Dom João 2º ensina China a se tornar superpotência


Author:
Lusa
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 9/06/07 23:45:49


Pequim, 09 Jun - A televisão estatal chinesa CCTV produziu um documentário que mostra a trajetória de alguns países, com destaque para Portugal de Dom João 2º, que se transformaram em superpotências mundiais.

O filme, que apresenta D. João 2º e Portugal como heróis, mostra o que os portugueses fizeram no passado para tornar Lisboa o centro do mundo e as lições que a China pode tirar enquanto busca um lugar entre as maiores potências.

"Que força fez Portugal ser o primeiro país a conquistar os oceanos e a dominar o mundo pela primeira vez na história da humanidade?", pergunta o documentário, intitulado "A Ascensão das Grandes Potências”.

Cada episódio - sobre Portugal, Espanha, Holanda, Reino Unido, França, Alemanha, Rússia, Japão e Estados Unidos, por ordem de apresentação - abre com uma questão simples.

No caso de Portugal, o narrador pergunta "como é possível que um país tão pequeno, vindo de séculos de guerra, com terrenos estéreis, pobre e atrasado, tenha tido tanto sucesso?"

Governo chinês

Entre os intelectuais chineses sobram poucas dúvidas de que os 12 episódios de 40 minutos cada tenham sido produzidos com ordem ou autorização expressas do Partido Comunista Chinês (PCC), que governa a China em regime de partido único.

Produzido por Zhao Huayong, que é também diretor-geral da CCTV, foi o primeiro documentário que conciliou o pensamento político do PCC com uma produção televisiva da emissora televisiva.

As conclusões, por isso, não se afastam muito das doutrinas em vigor entre as elites políticas do país e são uma rara amostra do que a liderança de Pequim pensa sobre o seu lugar no mundo.

Sobre Portugal, a conclusão do documentário é que a "milagrosa ascensão portuguesa" se deve ao gênio de D. João 2º que, com uma liderança política forte, criou "um Estado unido e vigoroso numa Europa dividida pela guerra", um exemplo português que os líderes políticos chineses acreditam dever ser seguido.

"Claramente, 'Grandes Potências' é uma história de um país que está conscientemente se preparando para ser a próxima superpotência", considera Stephen Green, analista político e financeiro do banco britânico Standard Chartered em Xangai.

Uma das lições portuguesas de "Grandes Potências" é que enriquecer e desenvolver o poderio econômico devem ser, sem dúvida, as prioridades de uma potência em ascensão. A outra é que a expansão não chega e as potências que não desenvolvem capacidades próprias de criar riqueza estão condenadas ao fracasso.

"Grandes Potências" começou a ser rodado em 2003, depois de seminário onde foram estudadas lições de desenvolvimento das nove maiores potências mundiais desde 1500.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
O SMS como arma da oposição ao monopólio do poder na ChinaABEL COELHO DE MORAIS (DN, 13.06.2007)13/06/07 17:39:43
Investimento estrangeiro aumentou quase 10 por cento na ChinaPublico14/06/07 8:37:50


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.