VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

13/12/19 21:57:38Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123[4]56789 ]
Subject: Directora demitida por não retirar "cartaz jocoso"


Author:
Foi eu.
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 29/06/07 10:43:31

Directora demitida por não retirar "cartaz jocoso"




"Faça como o ministro e desapareça daqui. Fuja, está num SAP". A frase, escrita junto de uma fotocópia de uma entrevista publicada no JN, em que o ministro da Saúde dizia que nunca iria a um serviço de atendimento permanente por falta de condições, é de autor desconhecido, mas motivou o afastamento da directora do Centro de Saúde onde foi afixada, em Vieira do Minho. Por não ter procurado averiguar quem e por que fez aquilo, violando "o dever de lealdade com o ministro", justifica a Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN).

O caso foi conhecido ontem, quando deputados socialistas "incomodados com a situação" fizeram chegar à Lusa o despacho de exoneração de Maria Celeste Cardoso, publicado anteontem em "Diário da República". E provocou já as críticas da oposição e de alguns socialistas. Vêem nele a repetição do "caso Charrua", o professor afastado da Direcção de Educação do Norte por alegados insultos ao primeiro-ministro. E rotulam-no de "intolerância".

A história remonta ao ano passado e, ao que o JN conseguiu apurar, a ideia terá sido de um médico do Centro de Saúde. O cartaz terá ficado algum tempo afixado pelo facto de a dirigente agora exonerada estar de fim-de-semana e só o ter visto dias depois. De acordo com a Lusa, houve inquérito interno e identificação do autor.

No entanto, o despacho, pouco claro, justifica o afastamento da directora por esta "não ter tomado medidas relativas à afixação de um cartaz que utilizava declarações do ministro da Saúde em termos jocosos, procurando atingi-lo", e manifestando que Maria Celeste Cardoso não reúne "as condições para garantir a observação das orientações superiormente fixadas para prossecução e implementação das políticas desenvolvidas pelo Ministério da Saúde".

Ouvida pelo JN, fonte da ARSN justifica que era dever da dirigente "averiguar" os factos. "Não o fazendo, existe uma violação do dever de lealdade para com o ministro que a manteve no cargo". Mas rejeita liminarmente qualquer colagem ao caso Charrua. "Há um estatuto disciplinar, que não foi respeitado", disse, sem adiantar pormenores quanto ao autor da denúncia.

Do seu lado, o deputado PS por Braga e membro da Comissão Parlamentar da Saúde, Ricardo Gonçalves, negou ter sido um socialista a passar a informação à Lusa

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Re: Directora demitida por não retirar "cartaz jocoso"Lopes29/06/07 14:37:06
Já não é vergonhaVasco Pulido Valente30/06/07 9:25:01


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.