VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

16/04/24 22:45:11Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456[7]89 ]
Subject: Re: A questão do assalariamento


Author:
Guilherme Statter
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 5/02/07 11:41:42
In reply to: Fernando Penim Redondo 's message, "A questão do assalariamento" on 1/02/07 19:00:28

Andas muito criptico... Mas mesmo assim vou ver se me explico (imaginando ou tentando descriptar qual o sentido da sua observação...)
Não percebo, por exemplo aquela tua frase
Embora emprego não seja sinónimo de assalariamento parece que não é bem como tu pensavas. Bem feito...
Deve ser da (minha) PDI...
Se um trabalhador vive predominantemente da venda da sua força de trabalho, pouco interessa que seja a "recibos verdes", a "termo certo" ou a "termo indeterminando": é um assalariado y punto.
O senso comum da Wikipedia classifica os trabalhadores assalariados (os que fazem parte do assalariamento, como diria o Senhor de La Palice) em diversas categorias e enumera aquelas categorias de assalariados que são exemptos do pagamento de horas extras: (1) empregados executivos, (2) empregados administrativos, (3) empregados profissionais (médicos, advogados...), (4) criativos, (5) informáticos e (6) caixeiros de praça...
Ou seja, assalariamento é o sistema de compra e venda de força de trabalho no qual os detentores da dita cuja "força-de-trabalho" vivem predominantemente (os radicais ou puristas destas coisas dirão "exclusivamente") da venda da sua força-de-trabalho. Ou seja, não têm outros rendimentos do que a venda da sua força-de-trabalho. Venda essa feita agora ou no passado, o que é uma conquista histórica dos sindicato - a pensão de reforma, aliás por sua vez originada na venda da dita cuja força de trabalho...
Por outro lado, os desempregados (e/ou biscateiros de toda a espécie) não deixam de fazer parte do regime de assalariamento só porque estão desempregados (ninguém lhes quer comprar a sua (deles) força de trabalho).
Se não estás de acordo com isto, não vale a pena eu argumentar. Passa a ser uma questão de definição. E se alguém definir um "assalariado" como sendo apenas aquele que consegue vender a sua força de trabalho, então justifica plenamente a expressão da "marginalização" (os desempregados passam a estar à margem, ou fora do sistema, não contam...).
Em todo ocaso, então será assim: a lógica intrínseca do capitalismo faz com que as empresas procurem maximizar a sua produção e vendas ao mesmo tempo que procuram minimizar os seus custos.
Entre estes custos estará o custo da força-de-trabalho. No esforço permanente de minimização dos custos, as empresas são levadas a investir a tecnologia que faça pelo menos uma de duas coisas: poupe ou minimize custos (designadamente com a compra de força-de-trabalho) e aumente ou maximize a produção. Daqui resulta uma inelutável tendência para o crescimento do desemprego. Este começa por ser conjuntural, passa depois a estrutural e por fim a sistémico.
Se os desempregados não têm nenhuma outra fonte de rendimento do que a (tentativa) venda da sua força de trabalho, como será óbvio, fazem parte do regime de assalariamento.
É isso que vem agora (mais uma vez...) confirmar a OIT.
Não estou a ver qual é a tua dúvida.
Um abraço,
Guilherme

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
emprego não é igual a assalariamentoFernando Penim Redondo 5/02/07 12:04:56


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.