VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

15/12/19 12:25:57Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234567[8]9 ]
Subject: Gil Vicente' acusado de censura


Author:
JN
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 25/01/07 19:02:28

'Gil Vicente' acusado de censura
Manuel Correia
Antestreia está marcada para sábado, no auditório do IPJ


Nelson Morais

Num anexo de rodapé dos cartazes em que está a anunciar a peça "Sós em Miami", o grupo Teatro em Movimento acusa a direcção do Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) de ter "censurado" o seu trabalho. A referência nos cartazes deve-se ao facto de o director do Gil Vicente, Manuel Portela, ter recusado o acolhimento daquela proposta artística, com o argumento de que se tratava de um espectáculo "panfletário".

"A acusação não tem qualquer fundamento, a não ser que se entenda o não programar uma proposta como acto de censura. Nesse caso, já terei censurado aí uma meia centena", começou por reagir o director do TAGV. Fazer censura, na perspectiva de Portela, seria programar o espectáculo e, depois, cancelá-lo ou exigir a supressão de partes indesejadas.

De qualquer modo, o responsável admite que, em Outubro, recusou a proposta do director e encenador do Teatro em Movimento, Leandro Vale, por entender que o guião era "panfletário". "Não havia interesse especial em apresentar um texto dessa natureza", justifica-se Portela, considerando-o "claramente pró-cubano" e "antiamericano, mas de uma forma primária".

"Sós em Miami" retrata a situação de três cubanos e dois norte-americanos a que os EUA atribuem actos de espionagem e que, sem acusação formal, mantêm detidos há cinco anos, conta o autor do espectáculo, cujo elenco integra o actor João Viegas e conta com a participação especial de quatro membros de repúblicas de Coimbra. Leandro Vale sustenta que "não é uma peça pró-cubana, mas uma peça pró-verdade", e afirma ter "admiração pelo povo norte-americano que consegue insurgir-se contra as diatribes do senhor Bush".

Insistindo que o argumento usado por Portela para recusar "Sós em Miami" revela que se tratou de censura, Vale diz que foi a "primeira vez" que tal sucedeu a um trabalho seu. "E poucas vezes terá acontecido depois do 25 de Abril" acrescenta o também fundador do CITAC.

"Sós em Miami" é a 128.ª produção do Teatro em Movimento, que Leandro Vale fundou, em Bragança, há 27 anos. O trabalho tem sido ensaiado no espaço da Cooperativa de Habitação Semearrelvinhas, onde já foi apresentado à população do Bairro da Relvinha

A antestreia, dedicada a "repúblicos" de Coimbra, está marcada para sábado, no auditório do Instituto Português da Juventude. É ainda neste espaço que vai ter lugar a estreia, no domingo, com a presença do embaixador de Cuba em Portugal, e uma outra apresentação, na segunda-feira. Estão previstos mais 80 espectáculos, em diversos pontos do país, em Espanha e Cuba.

Três quilómetros a pé ou de bicicleta para ir à escola
Alunos do Politécnico indignados com regulamento da praxe
Ex-deputado da AM pede inspecção ao urbanismo
Transporte escolar "catastrófico"
Críticas ao reitor na hora da despedida
Estrelas da televisão reinam no Carnaval
Eleições ainda sem candidatos
Concurso de ideias para o turismo
Docente da UA distinguido

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
O sr. Manuel Portela tem jeitinho para coronel de lápis azul.Beneditos25/01/07 19:30:44


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.