VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

15/12/19 11:24:49Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678[9] ]
Subject: Chávez não, mas...


Author:
Daniel Oliveira (Expresso, 9 Dezembro 2006)
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 9/12/06 15:41:05
In reply to: Pedro Campos 's message, "Revolução socialista bolivariana dá importante passo em frente" on 7/12/06 20:20:37

Diz-se que Chávez é um ditador. E é mentira. Diz-se que Chávez é um progressista. E também é mentira. Chávez é um populista sem rumo com a sua legitimidade democrática imaculada. Diz-se que Chávez usa o dinheiro do petróleo para comprar o voto dos pobres. E é verdade. Mas também o usa na educação e na saúde. Há uma confusão absoluta entre o Estado e a nova numenclatura ‘bolivariana’. E há um personalismo que só pode acabar em tragédia. Mas Chávez foi democraticamente eleito e reeleito e a imprensa é livre e hostil.

A oposição venezuelana fez de tudo contra o poder do voto: um golpe militar, a paralisação da economia e a interferência externa. Não dará lições de democracia a ninguém. Nem de competência. Apesar do petróleo e de 70 anos no poder, deixou a Venezuela na mais absoluta das misérias. E, nestas eleições, o seu candidato, Manuel Rosales, propôs-se oferecer um cartão de débito aos mais pobres, pago pelo petróleo. Como se vê, o populismo está democraticamente distribuído.

Estou convencido de que a megalomania de Hugo Chávez não o deixará abandonar o poder quando o povo quiser que ele saia. Os seus encontros regulares com o ditador de Havana são, aliás, o pior dos prenúncios. Mas há uma coisa que não se discute: passados oito anos, os venezuelanos continuam a gostar de quem os governa. Para quem acredita na democracia, isso não pode ser um pormenor.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Re: Chávez não, mas...cristiano ribeiro10/12/06 11:38:03
Re: Chávez não, mas...jovem atento11/12/06 1:38:18
Re: Chávez não, mas...IA12/12/06 16:06:15
Re: Chávez não, mas...Que chatice13/12/06 19:08:25


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.