VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123[4]5678 ]
Subject: A Miragem do Terramoto


Author:
Fernando Penim Redondo
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 10/07/08 0:16:49
In reply to: Boaventura de Sousa Santos 's message, "Terramoto de longa duração" on 4/07/08 11:39:32

Boaventura Sousa Santos, na Visão de 03 de Julho, brinda-nos com texto apocalíptico intitulado "Terramoto de longa duração". Quando eu pensava que ele tratava do "socialismo do século XXI", do seu amigo Chavez, eis que o descubro atormentado pela derrocada do "modelo social europeu".

"Um terramoto está a assolar a Europa. Não é detectável nos sismógrafos convencionais porque tem um tempo de desenvolvimento atípico. Não ocorre em segundos se não em anos ou talvez décadas. Consiste na convulsão social e política que vai decorrer da destruição progressiva do chamado modelo social europeu – uma forma de capitalismo muito diferente da que domina os EUA..."

Pensei então que a qualidade académica do autor nos iria brindar com uma tese explicativa, debruçando-se sobre as causas do desastre e sobre a sua imbricada arquitectura. Nem pensar, é tudo muito mais simples do que poderia supor-se.

"A destruição deste modelo é crescentemente comandada pelas instituições da União Europeia e pelas orientações da OCDE. "
"A miragem das elites tecno-políticas europeias – muitas delas formadas em universidades norte-americanas – é que a Europa só poderá competir globalmente com os EUA na medida em que se aproximar do modelo de capitalismo que garantiu a hegemonia mundial deste país durante o século XX. "


Ao arrepio de quem sustenta teorias sobre a complexidade do mundo, BSS revela (demonstrar para quê ?) que a derrocada resulta apenas, e só, de uma miragem das elites. Uma miragem, como todos sabem, basta para torcer irremediavelmente um continente inteiro.

Para este cientista do CES (Centro de Estudos Sociais) o resto do mundo não interessa, será que constitui também uma miragem ? Nem uma palavra sobre a evolução económica da China ou a Índia, sobre a vertiginosa perda de importância da Europa (e dos EUA) no concerto do mundo. Embora estudos recentes indiquem a supremacia económica da China, ultrapassando os EUA, já em 2025 (ver também este texto).

Ele acha que o "modelo social europeu", nascido nos tempos em que grande parte do planeta vivia sob o colonialismo europeu ou sob a drenagem impune dos recursos naturais, não tem nada a ver com o assunto (talvez devesse consultar o seu amigo Chavez sobre esta matéria).

"Vão surgir novas formas de protesto social, muitas delas desconhecidas no século XX. A vulnerabilidade do Estado será visível em muitas delas, tal como aconteceu com a greve de camionistas ..."
"A quem beneficiará o fim de um sindicalismo independente e agravamento caótico do protesto social? Exclusivamente ao Clube dos Bilionários, os 1125 indivíduos cuja riqueza é igual ao produto interno bruto dos países onde vive 59% da população mundial."

E assim termina o texto, com a originalidade e profundidade próprias de um panfleto. Em defesa de uma variante benigna do capitalismo

"...assente na combinação virtuosa... entre uma burguesia comedidamente rica e uma classe média comedidamente média ou remediada...


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Re: A Miragem do TerramotoGuilherme da Fonseca-Statter10/07/08 21:47:10


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.